Bailarino amazonense Marcelo Mourão ovacionado no Teatro Amazonas

O espetáulo comandndado pelo amazonense foi um grande sucesso

 

Dançandk na Europa, o amazonense Mrcelo
Trabalhando na Europa, o bailarino amazonense Marcelo Mourão, ovacionado no Teatro Amazonas

Manaus, AM – Com direito à casa lotada, o bailarino amazonense Marcelo Mourão Gomes se apresentou na noite desta sexta-feira (12), no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. Ele, ao lado de outros oito bailarinos da American Ballet Theatre (ABT) de Nova Iorque – companhia de balé da qual Mourão é destaque desde 1997 -, traz à capital amazonense um espetáculo autoral que será exibido, ainda, no sábado (13) e no domingo (14).

O show iniciou às 20h e foi dividido em três atos. O primeiro contou com parte do espetáculo “Apollo”, coreografado pelo russo George Balanchine. A segunda parte trouxe uma coreografia assinada pelo próprio Mourão, “Tristesse”.

O terceiro e mais longo ato reuniu cinco danças: dueto do “Lago dos Cisnes”, 2º ato, de Matthew Bourne; Pas de Deux do Cisne Negro do “Lago dos Cisnes”, 3º ato; “Toccare”, também criada pelo bailarino amazonense; Pas de Deux de “Romeu e Julieta”, 1º ato; e o Grand Finale, acompanhado pela música “Frevo”, do maestro Claudio Santoro.

Todas as coreografias do espetáculo de Marcelo Mourão foram acompanhadas pela Orquestra Amazonas Filarmônica. O grupo de músicos regido por Marcelo de Jesus interpretou composições de nomes como Igor Stravinsky, Frederic Chopin, Pyotr Ilych Tchaikovsky, Ian Ng e Sergei Prokofiev.

B
O espetáculo, encheu os olhos da plateia que lotou o Teatro Amazonas

Com relação ao repertório escolhido pelo bailarino, Marcelo de Jesus foi somente elogios. “É um repertório de altíssimo nível. São 2h30 de espetáculo, passando por Stravinsky, Chopin, Tchaikovsky e Prokofiev. Com certeza, os pontos altos [do espetáculo] são os balés de ‘Lago dos Cisnes’ e ‘Romeu e Julieta’. Com esses dois, o público vai se identificar, emocionar e, sem dúvidas, chorar”, afirmou o maestro, pouco antes de subir ao palco.

De acordo com ele, o “casamento” entre o grupo de bailarinos liderado por Mourão e a Amazonas Filarmônica foi o melhor possível. Tamanha harmonia já faz com que Marcelo de Jesus pense em futuras parcerias com o bailarino.

“O futuro está aí. É claro que as parcerias, quando dão certo, tendem a continuar. Então, provavelmente, essa parceria continue no ano que vem. A vontade é que tenhamos”, encerrou.

A turismóloga e advogada Juliana Probst se emocionou bastante com o espetáculo. “Foi lindo demais. A parte que mais gostei [do 1º ato] foi quando o Marcelo dança com uma das bailarinas e os corpos deles parecem ser um só. A bailarina faz uns movimentos que fazem com eles pareçam estar juntos. Ela fica sobre ele, mas somente com o apoio do corpo, um apoio natural”, revelou Juliana.

B
Todas as coreografias do espetáculo de Marcelo Mourão foram acompanhadas pela Orquestra Amazonas Filarmônica 

Primeira vez conferindo de perto uma apresentação de Marcelo Mourão, a engenheira Natália Felizi destaca a importância do espetáculo para o público amazonense. “É importante que a gente adquira essa cultura de conhecer coisas novas. Nós temos, aqui, o ‘Festival de Ópera’ e é interessante que haja outros tipos de eventos também. Até mesmo para atrair público para o Teatro Amazonas, hoje a casa está cheia”, acrescentou.

Exposição
Além de trazer a Manaus um espetáculo especial de balé, o bailarino Marcelo Mourão Gomes ofereceu ao público da capital a oportunidade de estar perto de parte da sua história nos palcos, por meio da “pocket” exposição “Marcelo Gomes – 20 anos de American Ballet Theatre”.

A mostra acontece no hall do Teatro Amazonas até domingo (14) e possui a curadoria de Cleia Viana, diretora de museus da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Peças como sapatilha, figurinos, cartazes, publicações de entrevistas em revistas especializadas de diversas partes do mundo, catálogos de moda, fotografias e prêmios são os componentes da mostra que busca contar um pouco dos quase 20 anos de carreira do bailarino somente como integrante do American Ballet Theatre (ABT).

Amqaazonianarede-G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.