Avião decola de Breves (PA) e é interceptado na Venezuela

Sem plano de voo
Sem plano de voo

Um avião modelo Learjet 25, procedente do Brasil, foi interceptado ontem por aeronaves da Venezuela, no espaço aéreo daquele país. O Learjet teria decolado do município de Breves, no Pará, a 222 quilômetros de Belém, e chegou à Venezuela pela Guiana.

O avião brasileiro estava com o transponder (dispositivo que permite a comunicação da aeronave com radares de solo e com o controle de tráfego aéreo) desligado e não tinha plano de voos. Depois de interceptada, a aeronave chegou a posar e o piloto e co-piloto conseguiram fugir. Ela foi destruída por fogo.

Ainda não se sabe se o fogo foi provocado pelo piloto e copiloto ou por uma ação dos venezuelanos. A suspeita é de que o avião estava a serviço de alguma atividade ilícita, mas não se sabe ainda qual. O Ministério da Defesa confirmou ao GLOBO a interceptação do avião brasileiro na Venezuela, mas não forneceu mais detalhes sobre o episódio.

A Polícia Federal e o Itamaraty estão apurando o caso. De acordo com o site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave, que tem a matrícula PT-ODH, está em nome de Valdir Coronel Salinas, e registrada na categoria privada de serviços aéreos.

APURAÇÃO

A Polícia Federal e o Comando da Aeronáutica ainda estão apurando a identidade da tripulação e de eventuais passageiros da aeronave.

Fonte: Diário do Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.