
Um avião modelo Learjet 25, procedente do Brasil, foi interceptado ontem por aeronaves da Venezuela, no espaço aéreo daquele país. O Learjet teria decolado do município de Breves, no Pará, a 222 quilômetros de Belém, e chegou à Venezuela pela Guiana.
O avião brasileiro estava com o transponder (dispositivo que permite a comunicação da aeronave com radares de solo e com o controle de tráfego aéreo) desligado e não tinha plano de voos. Depois de interceptada, a aeronave chegou a posar e o piloto e co-piloto conseguiram fugir. Ela foi destruída por fogo.
Ainda não se sabe se o fogo foi provocado pelo piloto e copiloto ou por uma ação dos venezuelanos. A suspeita é de que o avião estava a serviço de alguma atividade ilícita, mas não se sabe ainda qual. O Ministério da Defesa confirmou ao GLOBO a interceptação do avião brasileiro na Venezuela, mas não forneceu mais detalhes sobre o episódio.
A Polícia Federal e o Itamaraty estão apurando o caso. De acordo com o site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave, que tem a matrícula PT-ODH, está em nome de Valdir Coronel Salinas, e registrada na categoria privada de serviços aéreos.
APURAÇÃO
A Polícia Federal e o Comando da Aeronáutica ainda estão apurando a identidade da tripulação e de eventuais passageiros da aeronave.
Fonte: Diário do Pará