Avião da FAB cai na divisa entre RS e SC e mata piloto

Amazonianarede – Zero Hora RS

Um avião da Base Aérea de Santa Maria (Basm) caiu em Zortéa, em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira. Segundo informações preliminares, os moradores de Capinzal, no oeste de Santa Catarina, contam que viram um caça da FAB voando muito baixo na região. O piloto da aeronave, identificado como André Ricardo Halmenschlager, morreu no acidente.

O avião caiu na localidade de Volta Grande, município de Zortéa, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pelos relatos, a aeronave teria se chocado na rede de alta tensão da Usina de Machadinho.

Uma moradora, Sandra Vilarino, 35 anos, conta que o marido dela, Fernando Vilarino, 36, que é o balseiro na barragem da usina, viu o momento em que o avião se chocou na rede elétrica e pegou fogo.

— Ele (Fernando) estava trabalhando na balsa quando me ligou e pediu que eu chamasse os bombeiros — conta a moradora.

O comandante da Basm, David Alcoforado confirmou que o avião, um caça AMX, conhecido como A1, pertence à Basm.

Segundo o gerente da Usina de Machadinho, o avião se chocou contra uma linha de transmissão que liga a usina hidrelétrica à subestação de Campos Novos. Por volta de 10h, o sistema teria caído em função do toque de avião da linha. Ele disse que o avião seria uma aeronave de pequeno porte e que esta linha estaria no território catarinense, em Zortéa.

O avião com um piloto saiu da Basm para uma missão de treinamento, por isso voava a baixa altura, pela manhã. A aeronave não retornou e a Basm ficou sabendo, por moradores do local, sobre a queda. A hidrelétrica confirmou ao comando da Basm sobre a explosão. Dois helicópteros Black Hawk sediados na Basm saíram no fim da manhã de Santa Maria para ajudar nas buscas.

Confira a nota oficial emitida pela FAB:

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que por volta das 9h40 desta quinta-feira (06/12), uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AM-X), caiu em Piratuba (SC), nas proximidades da Usina de Machadinho. O Capitão Aviador André Ricardo Halmenschlager, piloto da aeronave, faleceu no acidente.

A aeronave era do 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), e estava em missão de treinamento operacional. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 6 de dezembro de 2012

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.