Aves mostram antiga conexão entre floresta Amazônia e Mata Atlântica

(Reportagem: Isabela de Oliveira)

As florestas já foram ligadas por corredores úmidos que cruzavam o cerrado e a caatinga.

Segundo diferentes estudos, há milhares de anos, a Amazônia e a mata atlântica, hoje separadas por 1,5 mil quilômetros, estavam conectadas por corredores úmidos e verdes que cortavam o cerrado e a caatinga. Agora, a partir de uma análise aprofundada de pássaros, um especialista da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu identificar quando e em que áreas do país as duas florestas se encontraram.

“De acordo com o nosso trabalho, e com outros feitos anteriormente, é possível dizer que a mata atlântica e a Amazônia estiveram conectadas no passado. Esses eventos aconteceram algumas vezes ao longo de milhares anos”, conta Henrique Batalha Filho, líder da pesquisa. Para chegar a esse resultado, o especialista estudou aves do grupo dos suboscíneos do Novo Mundo.

De forma simplificada, a análise consistia em comparar espécies que habitam as duas áreas verdes, recriando os processos que levaram esses animais a ocuparem os pontos onde vivem hoje. Essa comparação, no entanto, envolveu análises complexas, como as de trechos de DNA. “Nós também fizemos datações utilizando relógio molecular para saber quando ocorreu a separação entre as espécies”, diz o pesquisador.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.