Aulão Temático do Bem’ celebra Dia Mundial de Combate ao Câncer

muita participação no aulão temático. A seguir mais foto

 

muita participação no aulão temático. A seguir mais foto
Muita participação no aulão temático. A seguir mais fotos

Amazonas – Uma média de mil  pessoas participaram nesta quinta-feira  do ‘Aulão Temático do Bem’, que celebrou o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado nesta quinta-feira, dia 17.

Atividades esportivas, de saúde e entretenimento ‘embalaram’ o grupo da terceira idade do projeto VidAtiva e o público em geral que compareceu na Arena Amadeu Teixeira. O evento foi uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O Aulão contou com palestras, teatro, serviço de fisioterapia, jogos, dança, entre outras atividades que foram disponibilizadas gratuitamente aos participantes. Para seu Ademir Figueira, 62 anos, do VidAtiva Novo Aleixo, a tarde foi de reflexão sobre a doença, mas também de muita diversão. O ‘pé de valsa’, inclusive, só parou de bailar quando o evento encerrou.

Sempre gostei de dançar e é uma felicidade poder estar aqui hoje ao lado da minha esposa, Marly de Souza e do meu filho Adão Antônio. Todos os ritmos que tocaram animaram a gente e prestei atenção também nas dicas passadas sobre o exame de câncer de próstata. Infelizmente, essa é uma doença que acomete qualquer pessoa e não podemos ter vergonha de falar sobre o assunto. Vergonha é não estar informado e com os exames em dia”, destacou o aposentado.

Diversão no aulão
Diversão no aulão

Outro que também aproveitou as atividades e está alerta quanto a prevenção é seu Nestor José. Aos 86 anos, ele conta que alguns conhecidos já tiveram a doença e que por isso o cuidado é redobrado quantos aos exames. Além disso, faz questão de frisar que o esporte e a fisioterapia são excelentes para manter a saúde em dia.

“Não tem coisa melhor do que uma tarde como essa. Divertida, alegre, onde a gente encontra os amigos, conversa e aprende. Fiquei aproveitando a massagem e a fisioterapia, pois desde que comecei a fazer não sinto mais dor. Sou um idoso saudável e que quer viver por muitos e muitos anos. Não tenho do que reclamar e vou ao médico constantemente. É bom a gente viver bem e sabendo o que tem”, afirmou o idoso que faz parte do VidAtiva do ‘Idade Espetacular’, do Bairro da Paz.

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, ações como essa são importantes não somente por oferecer entretenimento às pessoas, mas também para estimular ainda mais a prevenção. A ideia, segundo o Secretário, é tornar a ‘Arena Rosa’ (que faz parte a campanha Outubro Rosa) e o Aulão Temático (do Novembro  Azul) tradicionais do calendário e aperfeiçoá-los a cada edição.

O evento foi maravilhoso, além das nossas expectativas, e esse é um público que anima e movimenta qualquer ação, é a melhor idade. Mas digo também que o aulão é um lembrete para aquele senhor que ainda não foi ao médico, para aquela senhora que está com o marido em casa e se nega a fazer o exame, e para tantos outros casos que necessitam de incentivo. O preconceito não cabe mais e devemos servir de incentivo a todo momento”, destacou o Secretário.

Um evento alegree em favor da vida
Um evento alegree em favor da vida

Alerta Azul

No Amazonas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registrados este ano 520 casos de câncer de próstata. Segundo o Instituto, este é o segundo tipo de câncer no ranking total de casos de neoplasias no Estado, perdendo apenas para os casos de colo de útero que atingem as mulheres.

Estima-se, no entanto, que os registros poderiam crescer se o preconceito não impedisse o diagnóstico e a prevenção da doença.  Por isso, o Novembro Azul é reconhecido como uma ação importante para estimular os exames, mas principalmente oferecer orientação adequada às pessoas.

Projeto VidAtiva

O projeto VidAtiva leva atividades físicas, lúdicas e o acompanhamento de profissionais da área da saúde para pessoas acima dos 45 anos. Cada núcleo conta com uma equipe multidisciplinar, sendo composta por Fisioterapeutas, Assistente Sociais, Nutricionistas, Psicólogos e Profissionais de Educação Física.

Pelo programa, os idosos são divididos em 41 grupos, sendo que seis são do interior do Estado (Novo Airão, Manacapuru, Parintins, Cacau Pirera, Iranduba e Rio Preto da Eva) e o restante por zonas da Cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Sul), somando cinco mil participantes.

Amazoninarede-Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.