Manaus – O ato será realizado nesta terça-feira (25) e marcará o lançamento da toada, ‘Ciclo da Vida’, tema da erradicação no Estado.
Para efeito de conscientização do combate e erradicação do trabalho infantil, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM) promove em parceria com o Tribunal Justiça do Estado, e os bois Caprichoso e Garantido, a II Caminhada dos Bois, encerrando a programação da Caravana Norte de Combate ao Trabalho Infantil, nesta terça-feira (25) no município de Parintins.
O ato que mobilizará órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente, turistas e cidadãos do município será finalizado com um ato show para o lançamento da toada Ciclo da Vida’,música-tema na erradicação do trabalho infanto-juvenil no estado.
A mobilização objetiva firmar carta de compromisso para implementação e fortalecimento das ações na erradicação do trabalho infanto-juvenil, definindo estratégias de garantia dos respectivos direitos.
A “Caravana Norte de Combate ao Trabalho Infantil” etapa Amazonas, percorreu nos municípios de Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e o encerramento no Festival Folclórico de Parintins.
De acordo com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, “a participação e a integração de toda a sociedade é que faz a diferença no combate, uma vez que todos poderão ser fiscais da lei e ajudar a acabar com o ciclo de pobreza incentivando programas como o Jovem Aprendiz, por exemplo,”, disse.
Dados – O Estado do Amazonas teve um aumento de 65% no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad-2011), 119.400 trabalhadores entre 5 e 17 anos estão trabalhando em todo o Estado. Há uma inversão nos números quando se trata do comparativo interior-capital, Em Manaus houve aumento de 49% em relação a pesquisa realizada em 2009, no interior esse número representa uma alta de 59% em relação ao mesmo período.
Festival Folclórico de Parintins – Para chamar a atenção da comunidade local e de toda a região para a necessidade da união de todos no combate ao trabalho infantil, a II Caminhada teve o apoio dos membros fórum de combate ao trabalho infantil na ilha Tupinambarana, em especial das agremiações folclóricas Boi Bumbá Caprichoso e Boi Bumbá Garantido.
(Ascom)