Atletismo marca o terceiro dia do JAAVAS

O terceiro dia da II edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (JAAVAS) foi marcado pela disputa do Atletismo. Ao todo, 180 PCD´s (Pessoas com Deficiência) deram um show na pista da Vila Olímpica de Manaus e mostraram sua força no esporte.

O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Participando da corrida dos 100m e do arremesso de pelota, o estudante da quarta série da Escola Municipal Jorge Rezende Sobrinho, Eláio Emanuel, carregava todo sorridente suas medalhas de ouro. O garoto de 13 anos, que é deficiente intelectual, pôde ter na manhã desta quinta-feira (22) seu primeiro contato com o esporte e estava ansioso pela estreia.

“Estou tão feliz e orgulhosa do Eláio, pois foi a primeira vez que ele interagiu desta forma e passou o dia todo perguntando se estava na hora de vir à Vila. Não há como descrever a felicidade do meu neto quando ele pegou as medalhas. Isso aqui para ele é uma conquista e todos os anos vou escrevê-lo nos Jogos”, disse a avó coruja, dona Eva Sampaio.

Outro que teve destaque e não parava de mostrar aos amigos o “presente” que havia ganhado era Francisco de Assis. O portador de deficiência intelectual faz parte do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e participou da corrida de 100 metros e fez questão de dizer o motivo de ter chegado em primeiro lugar. “A minha professora ensinou a ser o mais rápido de todos. Sou mais rápido que todo mundo e ganhei este presente (apontando para a medalha)”, disse Francisco, que treinou por duas semanas com a professora Jaqueline Marinho, nas dependências do curso de Educação Física da Ufam.

“O treinamento que fazemos com eles é lento, pois antes de tudo eles têm que entender como funciona o esporte. Mas, de pouquinho em pouquinho, eles pegam o ritmo e todos os dias já seguem para o Programa com o intuito de treinar. O interessante, neste caso, é ver como o esporte mexe com eles e ajuda no tratamento de cada um, pois eles se tornam mais confiantes e comunicativos”, disse Jaqueline.

Hoje tem mais

Nesta sexta-feira (23), o Jaavas apresentará as modalidades de Queimada e Goalbol, ambas a partir das 8h, na APAE (Parque Dez). O Atletismo continua também, a partir das 8h, na Vila Olímpica (Av. Pedro Teixeira, 400 – Dom Pedro) e o Futsal está marcado para às 14h, no Ginásio Ninimberg Guerra (São Jorge).

Para fechar a 2ª edição do Jaavas, 1.000 pessoas estão inscritas para a 1ª Corrida Rústica “Abrace uma pessoa com deficiência”, no domingo, dia 25 de agosto, às 8h, cujo objetivo é estimular a prática esportiva na cidade e chamar atenção para a inclusão social de pessoas que tenham deficiência. A largada será no Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Araújo.

(Foto: Altemar Alcantara/ Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.