Manaus, AM – O Atlético Huila é o campeão da Copa Libertadores Feminina! Na noite deste domingo, as colombianas venceram o Santos e conquistaram a competição. O duelo, disputado na Arena da Amazônia, em Manaus, teve gols relâmpagos em ambos os tempos e acabou decidido apenas nos pênaltis.
O gol que inaugurou o placar saiu logo nos primeiros lances. Com apenas um minuto e 15 segundos de jogo, a camisa 5 Brena arriscou de fora da área e mandou no canto direito da goleira do Huila, fazendo 1×0.
A equipe colombiana teve sua única oportunidade no primeiro tempo aos 29 minutos. Depois de cobrança de falta, a zaga do Santos falhou e, apesar de contar com três jogadoras em boa condição, o Huila perdeu boa chance.
Logo na sequência, em jogada rápida, Maria avançou em velocidade e tentou rolar para Ketlen, mas a defesa adversária afastou o perigo na hora certa, evitando o segundo gol alvinegro.
Na volta do intervalo, o Atlético Huila deixou tudo igual. Com menos de dois minutos, depois de um escanteio, a goleira Nicole saiu “caçando borboleta”, não achou nada, e a capitã Gavy Santos empatou o jogo.
Pouco tempo depois, aos cinco minutos, o Huila ficou próximo da virada. Em uma jogada confusa, Nicole não conseguiu segurar e Maurine apareceu para salvar, tirando de cima da linha. Três minutos mais tarde, Stabile chutou de muito longe e carimbou o travessão.
Depois de sofrer o empate, o Santos ficou nervoso na partida, passando a sofrer pressão e cometer erros individuais. A equipe voltou a criar chance aos 20’, em cobrança de falta de Maurine, que passou, com perigo, na frente do gol de Solera.
Com o 1×1 no placar, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, Rodallega, Stabile, Vallejos, Cometi e Rincón marcaram para o Huila. Do outro lado, Maurine, Camila, Juliete fizeram para o Santos, mas Angelina parou em defesa de Solera.
Ficha técnica de Santos x Atlético Huila:
Motivo: decisão da Libertadores Feminina 2018
Data: 02 de dezembro – domingo
Horário: 21h30min (de Brasília)
Local: Arena da Amazônia, em Manaus
Público: 4.475 pagantes
Renda: R$ 7.180,00
Árbitra: Zulma Quiñonez (Paraguai)
Auxiliares: Laura Miranda (Paraguai) e Nadia Weiler (Paraguai)
4ª Árbitra: Elizabeth Tintaya (Peru)
Escalações:
Santos: Nicole; Maurine, Carol Arruda, Camila e Juliete; Brena (Chú), Sandrinha, Angelina e Alanna; Ketlen (Rosana) e Maria.
Técnica: Emily Lima
Atlético Huila: Solera; Rodallega, Gavy Santos, Cometi e Caracas; Peñazola (Córdoba), Vallejos, Salazar e Quintero (Stabile); Rincón e Vise.
Técnico: Albeiro Erazo
Amazoninarde