Atletas amazonenses da natação participam dos Jogos Mundiais Escolares 2013, em Brasília

(Foto: Wal Lima – Sejel)

Atletas de alto rendimento da natação amazonense, Matheus Andrade, 16, Isabelle Nobre Lisboa, 17, e Vitória Santa Rita, 16, participarão da Gymnasyade 2013 – Jogos Mundiais Escolares (14 a 17 anos), evento que reunirá competidores de 40 países no período de 28 de novembro a 3 de dezembro, em Brasília.

Eles embarcaram para a capital federal madrugada desta terça-feira, 26.

O trio baré faz parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), programa de excelência do Governo do Amazonas, com execução da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL). Os Jogos Mundiais Escolares reúnem os melhores atletas em oito modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez.

O nadador Matheus Andrade está ansioso para competir num evento tão importante para sua carreira e treinou intensamente, já que enfrentará atleta de vários lugares do mundo. “A gente está na fase de polimento para conseguirmos ganhar um bom volume e fazer bonito na competição. Estou um pouco nervoso porque é a primeira vez que vou competir com seleções do mundo inteiro”, confessou o atleta da Aquática Amazonas, que disputará a prova dos 200 metros livre.

A experiente Isabelle Nobre (Nilton Lins e bolsista da Prefeitura de Manaus) competirá nas provas de 50 m costas, 50 m borboleta, 100 m livre e 100 m costas. Ela, que neste ano já faturou seis ouros (Copa Norte) e quatro bronzes (Norte-Nordeste) quer dar braçadas mais longas e alçar novos desafios.

“Treino bastante. Depois que voltei dos Jogos Escolares da Juventude (em Belém) não parei mais de treinar. Estou com esperança de conquistar medalhas”, declarou Isabelle.

Com sede de pular na piscina e encarar nadadores de outros países, Vitória Santa Rita (Aquática Amazonas) não consegue esconder a ansiedade e ressalta que é a primeira vez que irá competir num evento de grande importância. “São muitos países, é uma experiência única e estou me preparando para isso e fazer o meu melhor”, disse Vitória, que competirá nas provas dos 200 m e 400 m livre.

SOBRE O EVENTO

Brasília foi escolhida pela International School Sport Federation (ISF) como sede dos Jogos Escolares Mundiais, após vencer a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha, e será a primeira cidade das Américas a sediar o evento. A Gymnasiade 2013 é promovida pela International School Sport Federation (ISF) em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo do Distrito Federal.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.