Manaus – O candidato eleito o deputado federal mais votado, proporcionalmente, em todo o país, Artur Bisneto (PSDB) fez um discurso de agradecimento nesta terça-feira, 7 de outubro, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Quero agradecer a confiança das mais de 250 mil pessoas. Foi uma eleição difícil, complicada, mas no final nós logramos êxito. E do tamanho da votação que tivemos vem também a responsabilidade com este mandato. Estou ciente que nós geramos uma expectativa muito grande em relação a este novo mandato. Vários foram os motivos que me fizeram ganhar esta eleição: o sentimento de perda do mandato de senador de Artur Virgílio Neto, a presença de mais um Artur Virgílio no Congresso Nacional também pesou obviamente, o apoio e a presença do prefeito Artur, pois, com certeza, sem ele não seria possível, pesou demais a descrença do povo e a expectativa de uma renovação no Congresso.
Portanto, por meio do nosso mandato, nós iremos trabalhar pesado por propostas fundamentais para o desenvolvimento do Amazonas”, declarou.
Entre os tripés de bandeira que o deputado pretende levar para a Câmara Federal, o tucano destacou que precisa do apoio da administração de Aécio Neves para lutar e quebrar os gargalos que complicam a competitividade do Polo Industrial de Manaus como investir em biotecnologia e também no turismo, para que esse dinheiro venha aquecer a economia no Estado. Após o discurso, Bisneto concedeu entrevista à imprensa e disse que irá se empenhar, nos próximos dias, na eleição do presidenciável Aécio Neves.
Ataque de Braga
Questionado sobre os ataques que vêm recebendo do candidato ao governo Eduardo Braga (PMDB), que acusou o grupo tucano de utilizar a máquina pública para a eleição, Bisneto disse que Braga deve se dedicar à campanha dele para o governo do Estado, pois enfrentará uma grande batalha. “Eu sinto pena dele porque ele tem que se concentrar na eleição dele. Se quer começar a dar patada que dê na Rebecca, no Praciano e nos outros. Ele não tem direito nenhum de falar de mim, o tratei com respeito, não citei candidato A, B e C na eleição toda e vou estar firme na eleição do Melo. Ele pode ter certeza que será meu colega de parlamento. Ele pediu um mandato de oito anos para o povo Amazonense, tirou o senador Artur de lá, na marra. Ele sim usou a máquina e, em breve, vai ser meu colega de parlamento e lá ele vai rezar a cartilha direitinho. Ele não vai ser um parlamentar maior que eu e isso eu aposto com vocês neste momento. Ele vai ser um parlamentar de oposição ao governo do Aécio e vai precisar muito de mim para trazer melhoria para o Estado. Ele foi eleito pelo povo para ficar por oito anos e está de castigo naquela cadeirinha por oito anos”, desabafou.
Farra das empresas de pesquisa
Ainda durante o discurso, Artur Bisneto disse que é preciso acabar com a farra das empresas que fazem pesquisas eleitorais para tentar beneficiar candidatos. “Estávamos numa eleição apertada, com grande probabilidade de ter um resultado mais tranquilo neste segundo turno e eu gostaria que houvesse algum meio de acabarmos com as farras das pesquisas eleitorais no Amazonas. Não dá para continuar do jeito que estava com os institutos que trabalham para candidatos inventando número e situações para beneficiar A, B ou C e é impossível que isso continue a perdurar no Estado do Amazonas. Os institutos de pesquisa que atuam no Amazonas erraram os índices desde deputado estadual até a Presidência de República de forma impressionante. Poucos foram aqueles que acertaram. Temos que acabar com essa farra de institutos que usam o dinheiro público, mecanismo para beneficiar candidatos que venham a pagar pelos seus serviços”, declarou. Em aparte, os deputados estaduais Luiz Castro (PPS) e Ricardo Nicolau (PSD) também parabenizaram o tucano pela expressiva votação.
Foto: Danilo Mello/ Aleam