Arena da Amazônia chega a 80,33%, e gramado será plantado até o fim deste mês

(Foto: Alex Pazuello – Agecom)

O percentual de construção da Arena da Amazônia chegou a 80,33% nesta semana, segundo o último relatório de acompanhamento dos trabalhos.

O próximo marco importante da obra é o plantio do gramado, previsto para o fim de setembro.

O coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto, informou que o gramado já está plantado em uma fazenda em Belém, no Pará, e possui a certificação exigida pela FIFA. “Optamos em fazer o plantio das mudas, porque implica em um custo menor e um resultado melhor”, explicou Capobiango.

Segundo o engenheiro da empresa Greenleaf, responsável pela preparação do campo, Josep Codony, atualmente está sendo realizada a instalação dos tubos do sistema de drenagem no subsolo e a colocação de uma camada de seixo. “Após esse trabalho, serão colocadas camadas de areia e de material orgânico para o plantio do gramado”, disse.

Adaptação ao clima amazônico – As empresas responsáveis pela construção do campo e plantio do gramado na Arena são a Greenleaf e Royalverd. A espécie de grama escolhida foi a Bermuda Celebration, que é o tipo recomendado pela FIFA pela sua alta resistência e adaptação ao clima amazônico. A previsão é que o gramado seja plantado até o fim de setembro. Parte da irrigação do campo será feita com água de aproveitamento da chuva.

Estrutura metálica – Segundo o coordenador da UGP Copa, a montagem da estrutura metálica da cobertura poderia ser feita com os guindastes por dentro da arena, mas a empresa Andrade Gutierrez, responsável pela construção da arena, optou por fazer pelo lado de fora para ter o campo livre para plantar o gramado. “É uma operação um pouco mais trabalhosa, mas que nos favorece no que diz respeito ao gramado”, ressaltou.

Na segunda-feira, 9 de setembro, o terceiro e último carregamento com as peças da estrutura metálica da fachada e da cobertura chegou a Manaus, vindo de Portugal. A previsão é que o material seja liberado até esta quarta-feira, dia 11, e transportado para a arena até o início da próxima semana.

Assentos – Na semana passada, teve início a instalação dos assentos das arquibancadas na Arena da Amazônia. A maioria das mais de 40 mil cadeiras serão fixadas até outubro, mas a conclusão do trabalho será apenas em dezembro, após o término da montagem da cobertura.

As primeiras cadeiras foram fixadas no setor oeste da arquibancada superior. Os assentos terão oito variações de cores entre o amarelo e o vermelho claro, formando um grande mosaico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.