Área Especial do Comércio tem parecer favorável da Comissão do Plano Diretor

(Foto: Tiago Corrêa – CMM)

A Emenda que prevê a criação de uma Área Especial para o comércio de bares, restaurantes, lanchonetes, teatros, cinemas, casas de show, antiquários e similares na cidade recebeu o parecer favorável da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Autor da proposta, o vereador Ednailson Rozenha (PSDB) quer que a área seja implantada no centro da capital.

Na tramitação do Plano Diretor, a Emenda ganhou a numeração 009/2013 para alterar o Projeto de Lei do Executivo 322/2013, que trata do planejamento, gestão e aplicação das Normas de Uso e Ocupação do Solo, sendo instituída dentro do eixo de “atividades”. O termo foi designado para definir as áreas internas aos bairros, localizadas ao longo de vias onde há incentiva a implantação de atividades de comércios, serviços e indústrias, que servem de apoio ao uso residencial.

Rozenha destacou a importância da área especial do comércio de bares e restaurantes ficar localizada no Centro de Manaus. “A medida ajudará a acelerar a revitalização do Centro de Manaus com a criação de áreas comerciais voltadas principalmente para bares, restaurantes e teatros, pois conseguiríamos resgatar a história de boemia daquela área levando os moradores e turistas a frequentar com mais assiduidade a região e gerando investimentos para o local”, explicou.

O parlamentar citou como exemplo, o caso da Vila Madalena, um bairro nobre da cidade de São Paulo situado no distrito de Pinheiros, na região oeste da cidade. O local é bastante conhecido por ser um reduto boêmio, desde o início dos anos 70. No local, existe grande concentração de bares e casas noturnas, além da escola de samba Pérola Negra. “Com a concentração de estabelecimentos voltados ao entretenimento, tenho certeza que conseguiremos resgatar a memória característica do Centro de Manaus”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.