Brasilia – Após ser alvo de críticas por montar um ministério sem a presença de mulheres no primeiro escalão, o presidente em exercício Michel Temer se reuniu na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, com 20 deputadas de 11 partidos aliados ao seu governo. Atualmente, a bancada feminina da Câmara é formada por 52 deputadas.
Na tentativa de contornar o mal-estar gerado com a montagem de um ministério exclusivamente masculino, o peemedebista passou a nomear mulheres para cargos importantes do segundo escalão do governo.
Nesta semana, por exemplo, foram anunciados os nomes de Maria Silvia Bastos para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição subordinada ao Ministério do Planejamento, e o de Flávia Piovesan para o comando da Secretaria de Direitos Humanos, pasta que ficará vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania.
Temer também chegou a buscar uma mulher para ocupar a Secretaria Nacional de Cultura, que passou a ser subordinada ao Ministério da Educação. No entanto, depois de algumas das mulheres convidadas para a vaga terem recusado assumir o posto, o presidente em exercício deciciu indicar o secretário municipal de Cultura do Rio, Marcelo Carelo, para a secretaria.
Articulações políticas
Desde o início da semana, Michel Temer tem dedicado parte de sua agenda para fazer articulações políticas com congressistas.
Na última terça (17), ele recebeu líderes dos partidos que integram sua base aliada na Câmara. No dia seguinte, o peemedebista se reuniu com líderes governistas do Senado.
Nos encontros com deputados e senadores, Temer tem feito apelos para os parlamentares aprovarem a revisão do projeto que revista a meta fiscal do governo para este ano.
Veja a lista de deputadas que participou da reunião desta quinta com Temer no
Planalto:
DEM
Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)
PMDB
Dulce Miranda (PMDB-TO)
Elcione Barbalho (PMDB-PA)
Josi NunesP(PMDB-Tocantins)
Laura Carneiro (PMDB-RJ)
Marinha Raupp (PMDB-RO)
PP
Conceição Sampaio (PP-AM)
PR
Christiane de Souza Yared (PR-PR)
PRB
Rosangela Gomes (PRB-RJ)
PSB
Creuza Pereira(PSB-PE)
Keiko Ota (PSB-SP)
Maria Helena (PSB-RR)
Teresa Cristina (PSB-MS)
PSDB
Geovania de Sá (PSDB-SC)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Mariana Carvalho (PSDB-RO)
PSL
Dâmina Pereira (PSL-MG)
PTB
Cristiane Brasil (PTB-RJ)
PTN
Renata Breu (PTN-SP)
PV
Leandre (PV-PR)
Amazonianarede-Sistema Globo