Apesar de pequena queda, focos de queimadas no Amazonas ainda alto

Focos de queimadas no Amazonas, sofreu ligeira queda, mais ainda é alto

 

Focos de queimadas no Amazonas, sofreu ligeira queda, mais ainda é alto
Focos de queimadas no Amazonas, sofreu ligeira queda, mais ainda é alto

Amazonas – Apesar  do   Estado ter apresentado uma ligeira  queda nos focos de queimadas, o número ainda é grande no Amazonas. De janeiro deste ano até esta terça-feira (19) foram registrados 1.501 focos de queimadas no Amazonas.

O estado apresentou queda nos registros de fevereiro até maio. Os números voltaram a crescer em junho. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o monitoramento divulgado pelo Inpe, 174 focos de queimadas estão ativos no Amazonas atualmente.

No início do ano, o estado teve um número recorde focos de queimadas em floresta e vegetação: 770 casos. Em fevereiro e março, a quantidade de focos teve queda de 275 para 140, respectivamente. Durante os meses de abril e maio houve redução expressiva de focos de queimadas, com 52 casos. Entretanto, os focos voltaram a surgir em junho quando 90 foram identificados.

Autazes, Careiro, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Iranduba, Caapiranga, Itacoatiara, Lábrea, Apuí, Manicoré, Boca do Acre e Canutama integram a lista de cidades com altas incidências.

Ações de combate

Material de combate, fi entregue à vários municpíios
Material de combate, foi entregue à vários municípios

Um “Plano de prevenção, controle e combate às queimadas”, que foi lançado no início de junho deste ano, pelo Governo do Amazonas.

O plano destaca 23 municípios onde serão concentradas ações prioritárias, incluindo os da Região Metropolitana de Manaus.

Eles compõem o grupo de municípios com os maiores registros de focos de calor em 2015, quando o Amazonas teve 15.170 ocorrências, sendo 9.995, no período de setembro a dezembro.

Material de combate

O total de 6.226 materiais de combate e prevenção às queimadas foi entregue a 14 municípios na quinta-feira (14), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os equipamentos irão equipar as brigadas de incêndios florestais formadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, em cada município.

Deste total, 2.725 são equipamentos de combate ao fogo que incluem bombas costais, abafadores, facões e motobombas, e 3.501 são materiais impressos da campanha “Diga não ao fogo. Você também é responsável”, tais como cartazes e folders para fortalecer o trabalho de prevenção realizado desde janeiro deste ano.

Além dos materiais, está prevista a formação de novos brigadistas que atuarão na linha de frente de combate aos focos de calor, em todos os municípios.

Amazonianarede-INPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.