APAE recebe homenagem na CMM pelos 40 anos de trabalho

(Foto: Tiago Corrêa/CMM)

Em uma rápida cerimônia, o presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (APAE), Manoel de Campos Inauhiny, recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB) e do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN) o diploma em homenagem aos 40 anos da instituição, pelos importantes trabalhos voltados a pessoas excepcionais.

A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (11) durante a abertura da Sessão Plenária.

O autor da homenagem, Rosivaldo Cordovil ao ressaltar as importantes atividades realizadas pela APAE, disse que a solidariedade deve ser a marca dos seres humanos. “Nada mais justo do que trazer para o Plenário e entregar esta honraria a uma instituição séria como a APAE”, destacou o parlamentar.

Manoel Campos que está no cargo de presidente do órgão desde 2011, ao receber a honraria ressaltou os trabalhos desenvolvidos pela instituição, e revelou que antes de deixar a presidência, no dia 31 deste mês, vai entregar para o próximo presidente o relatório das finanças, no qual demonstrará as pendências financeiras e os desafios a serem superados pela APAE.

De acordo com ele, as pendências financeiras se arrastam desde 2008 e já ultrapassam os R$ 30 mil, além dos encargos sociais, que desde 2010 somam um saldo negativo de aproximadamente R$170 mil. O presidente ressaltou ainda, que mesmo com as dificuldades financeiras, deixadas por gestões passadas, hoje, a APAE tem uma imagem positiva.

“Conseguimos amenizar um pouco nossas dívidas, mas ainda precisa melhorar muito”, frisou Manoel Campos.

Como desafios ainda serem superados pela associação, o presidente da APAE ressaltou o Projeto Lanchonete, Projeto Vassouraria, Projeto Horta, a reforma dos dois blocos da educação e do administrativo, a reforma da piscina, e a aquisição de um carro utilitário para pegar doações e a reforma do muro da instituição, além da inserção de especialistas como ginecologista, urologista, ortopedista; cardiologista e geriatra.

Sobre a APAE

A APAE é uma associação civil filantrópica, fundada em maio de 1973. A instituição conta com o apoio de 53 colaboradores, sendo 30 funcionários, 17 professores, sete técnicos, e atende 300 alunos excepcionais. O órgão realiza em média 3500 atendimentos ao mês pela equipe multifuncional. Sua missão é atender as pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, pela promoção e articulação de ações educativas para a inclusão social com ênfase nos direitos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O órgão oferece várias atividades voltadas à educação como tais como: projetos de vivência para alunos com deficiência intelectual e cognitiva e Escola em Tempo Integral, além do Programa de Estimulação da Aprendizagem desenvolvido para alunos inseridos em escola regular.

Na área da saúde uma equipe multifuncional formada por neurologista, geneticista-pediatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos assistentes sociais, educador físico e dentistas apoiam com os trabalhos voluntários.

Captação de recursos

A associação mantém convênios de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação do amazonas (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e convênios de cooperação financeira com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), a Secretaria Municipal de Assistencia Social e Direitos Humanos (Semasdh), a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Amazonas (Susam) e o Fundo de Promoção Social (FPS), além de telemarketing, aluguel da quadra de esportes, aluguel de área física para mídia e eventos beneficentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.