Amazonas- A presença do Exército Brasileiro e as ações de defesa militar e apoio social às populações na Amazônia foram destacadas nesta sexta-feira (15), durante Sessão Especial de entrega do título de Cidadão do Amazonas ao General de Divisão Antonio Maxwell de Oliveira Eufrásio, ex-comandante da 12ª Região Militar, pelo autor da proposição, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Abdala Fraxe (Podemos).
Em seu pronunciamento, Abdala Fraxe evidenciou o trabalho dos militares brasileiros nas fronteiras da Amazônia, onde além da vigilância e defesa, promovem o combate aos ilícitos praticados pelo crime organizado, realizam obras de urbanização e saneamento, além de assistência social às comunidades.
“Homenagear um membro do Exército Brasileiro pelos serviços prestados na Amazônia, especialmente quando sua atuação é exercida no Estado do Amazonas, é sempre uma honra e um dever moral e cívico desta Casa e de seus membros”, acrescentou o deputado.
Em relação à atuação dos militares na região, Abdala relatou memórias de sua infância na cidade de Boa Vista, aonde segundo ele o progresso chegou com a presença do 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC), participando ativamente nas obras de urbanização e saneamento básico da capital do então Território de Roraima.
Para Abdala, na Amazônia os militares do Exército não são apenas a força de proteção, mas o amparo social e humano que alcança a última fronteira da floresta, tornando suas ações “por demais relevantes”, quando transforma o seu efetivo na “mão amiga” sempre estendida aos mais necessitados.
“O título representa o reconhecimento deste Poder Legislativo ao homem e ao soldado Antonio Maxwell de Oliveira Eufrásio, por ter servido com dedicação e dedicado parte significativa de sua vida pessoal à nossa região”, acentuou.
Falando em nome de todos os parlamentares da Casa, o deputado Carlos Alberto (PRB) parabenizou a iniciativa da homenagem ao general Antonio Maxwell, destacando seu caráter justo e merecido, tanto pelo procedimento pessoal quanto pelas realizações profissionais do militar em sua passagem pelo comando do 12ª Região Militar, no Amazonas.
Maior homenagem
Após receber a honraria das mãos do presidente Abdala Fraxe, o general Antonio Maxwell fez seu pronunciamento ressaltando que, ao longo dos seus 40 anos de carreira militar, tendo recebido inúmeras condecorações, os cinco anos de serviços prestados no Estado do Amazonas se tornaram os mais significativos de sua vida profissional, “pois esse título é, com certeza, a maior homenagem já recebida”.
“Não há para o militar maior forma de premiação do que o reconhecimento do seu trabalho. Como militar nosso dever constitucional é a defesa da Pátria, mas agora me foi dada pelo povo amazonense uma nova responsabilidade. Além do dever de proteger o Brasil e contribuir para a defesa da Amazônia, como amazonense juro defender o meu Estado do Amazonas em particular”, argumentou.
Histórico
Oriundo da Subchefia de Mobilização do Ministério da Defesa, em Brasília, o General de Divisão Antonio Maxwell de Oliveira Aufrásio comandou a 12ª Região Militar, em Manaus, de dezembro de 2015 até abril deste ano, passando o comando ao General de Divisão Carlos Alberto Mansur.
Na 12ª RM exerceu o comando, planejamento e execução do apoio às Organizações Militares da Amazônia Ocidental, bem como o planejamento do preparo e da execução da mobilização e das atividades ligadas ao equipamento no território.
Amazonianaarede-Aleam