Amazonianarede com agência Reuters
Consumidores dos Estados Unidos aproveitaram a antecipação das ofertas de varejistas na quinta-feira à noite, fazendo fila nas lojas para conseguir preços baixos em produtos eletrônicos e outros itens ou só para ver de perto a intensa movimentação. No país, a sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças, chamada de “Black Friday” (“Sexta-feira Negra”), é considerada extraoficialmente o começo da temporada natalina no comércio.
A antecipação foi a estratégia adotada por alguns lojistas na disputa por uma clientela cujos gastos devem crescer menos neste ano do que em 2011. A Target, loja de departamentos americana, juntou-se à rede varejista Wal-Mart e à loja de vestuário Gap na abertura antecipada das promoções na quinta-feira. Algumas lojas ficaram abertas durante o dia todo, uma tendência de antecipação que começou a se tornar prática do varejo em 2011.
As lojas do Wal-Mart, que ficam abertas no dia de Ação de Graças desde 1988, ofereceram algumas ofertas a partir das 20 horas (horário local) e ofertas especiais em alguns produtos eletrônicos por volta das 22 horas. “Eu gosto de assistir à insanidade”, disse Jon Stroker, de 40 anos, de Littleton, New Hampshire, depois de gastar cerca de 280 dólares no Wal-Mart da cidade.
O analista sênior da Moody’s Charles O’Shea disse que é um reconhecimento de que os varejistas precisam ser “mais agressivos” e de que querem mostrar que suas lojas físicas são importantes. A Federação Nacional de Varejo dos EUA prevê um aumento de 4,1% nas vendas do varejo durante o período de férias de novembro e dezembro deste ano, abaixo do crescimento de 5,6% visto em 2011.
Em uma pesquisa separada, a mesma entidade disse que 147 milhões de pessoas iriam às compras de sexta a domingo, ante 152 milhões no fim de semana do “Black Friday” do ano passado. A pesquisa não informou quantos clientes planejavam ir às lojas na quinta-feira.