Amazonenses estão classificados para os jogos mundiais escolares

(Foto: Divulgação – Semjel)

O trio amazonense formado pelos atletas de natação da Prefeitura de Manaus Isabelle Nobre, Matheus Andrade e Vitória Santa Rita, brilhou neste final de semana em Brasília, ao conquistar índice para o Gymnasiade 2013, jogos mundiais escolares que vão ocorrer de 27 de novembro a 04 de dezembro, também no Distrito Federal (DF).

Na seletiva, Matheus e Vitória defenderam três provas e se classificaram para a de 200m livre, ao marcar 2m02seg30 e 2m18seg, respectivamente. Já Isabelle nadou quatro provas e conseguiu índice para a de 100m costa, ao cravar 1m12seg. 

“Foi uma experiência incrível participar da seletiva e tenho certeza que do Mundial não vai ser diferente. As disputas foram difíceis, pois o evento reúne atletas do mundo inteiro e até agora eu só tinha participado de competições com nadadores vizinhos, como a Copa Pacífico (em 2010 e 2012) e o Sul-Americano (2010)”, comentou o beneficiário do Bolsa-Atleta Municipal, Matheus Andrade, ao destacar que o evento para ele se equipara a uma Olimpíada.

“É como se fosse uma Olimpíada, pois só dá para participar uma vez na vida, já que a faixa etária é entre 13 e 17 anos e só acontece de quatro em quatro anos. Por isso, vamos aumentar os treinos nesses dois meses que temos pela frente para arrebentar”, afirmou o nadador.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Victor Hugo Façanha, esta é a primeira vez que o Gymnasiade vai contar com uma delegação amazonense e isso prova o crescimento do esporte, em Manaus.

“Vai ser uma experiência nova para os meninos e essa conquista é maravilhosa, pois teremos pela, primeira vez, representantes amazonenses. Da nossa parte, faremos de tudo para reforçar os treinos e fazer deles campeões lá fora”, disse.

Gymnasiade

Promovida pela International School Sport Federation (ISF), a Gymnasiade vai acontecer pela primeira na América e é considerada a maior competição escolar do mundo. No Brasil, o evento vai reunir representantes de mais de 30 países, segundo informações divulgadas pela Secretaria do Esporte do governo do Distrito Federal (DF), que atua na organização dos jogos.

Virão competir estudantes da Armênia, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Cabo Verde, China, Taipei, Chipre, Dinamarca, Equador, Escócia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, República Moldova, Rússia, Turquia e Ucrânia.

A competição terá oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. Os três primeiros lugares de cada categoria receberão medalhas, segundo a Secretaria do Esporte do Distrito Federal.

A capital federal foi escolhida pelo ISF e venceu a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha. Os jogos possuem um mascote chamado Gymi, cujo nome foi escolhido por alunos e desportistas do Distrito Federal.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.