Manaus – Serão sete candidatos, defendendo partidos tradicionais, aglutinadores de votos e “nanicos” saiam com candidatos na disputa do Governo do Amazonas nas eleições deste ano.
O prazo para a realização das convenções partidárias para a escolha de candidatos que participarão das eleições de 2014 terminou nesta segunda-feira (30).
Durante a noite, partidos definiram candidaturas e divulgaram as coligações para o pleito. Os nomes de candidatos aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual foram divulgados. No Amazonas, sete políticos disputam o Governo e outros sete concorrem ao Senado.
A data limite para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que analisará os registros, termina no próximo dia 5 de julho.
Confira os nomes dos candidatos ao Governo do Amazonas e Senado e as alianças partidárias confirmadas até a noite desta segunda-feira:
Abel Alves (PSOL) anunciou sua candidatura ao governo com o vice Mário Lúcio (PSOL), e o candidato ao senado Marcos Queiroz (PSOL).
Nestas eleições, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) não fará nenhuma coligação durante as eleições deste ano, segundo informou o presidente da sigla.
Chico Preto (PMN) se candidata para disputar a vaga no governo estadual com o vice Gustavo Braz (PMN). O candidato do partido ao Senado é Anoar Samad (PMN). De acordo com informações divulgadas pela sigla, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) não fará nenhuma coligação para a disputa.
O senador e líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), foi o primeiro a lançar pré-candidatura ao cargo de governador do Amazonas. O anúncio foi feito em janeiro deste ano. Eduardo Braga terá como vice Rebecca Garcia (PP). O candidato da sigla ao Senado será Francisco Praciano (PT).
A coligação reúne o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Progressista (PP), Partido Pátria Livre (PPL), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Verde (PV) e Partido Social Cristão (PSC).
A coligação foi intitulada “Um futuro melhor”. O anúncio da candidatura de Rebecca garcia ocorreu no último dia 26 de junho, em Manaus.
Herbert Amazonas (PSTU) será candidato ao governo com o vice Gilberto Vasconcelos (PSTU). Júlio Ferraz (PSTU) será candidato ao senado. Nestas eleições, o Partido Trabalhista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) não fará nenhuma coligação. Com exceção de Hebert Amazonas, todos os outros nomes anunciados durante convenção no sábado (28) estão disputando aos cargos pela primeira vez.
José Melo (PROS) anunciou candidatura ao governo com o vice Henrique Oliveira (PR) e o candidato ao senado Omar Aziz (PSD).
A coligação “Fazendo mais por nossa gente’’ integra os partidos Partido Social Democrata (PSD), Partido da Solidariedade (SDD), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Social Liberal (PSL), Democratas (DEM), Partido Trabalhista nacional (PTN), Partido da República (PR), Partido Verde (PV), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Partido Social Cristão (PSC), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Ecológico Nacional (PEN). José Melo assumiu o governo do Amazonas após Omar Aziz deixar o cargo para concorrer no pleito deste ano.
Luiz Navarro (PCB) anunciou sua candidatura ao governo em uma convenção, em Manaus. O candidato da sigla ao Senado será Francisco Castelo (PCB). Segundo Navarro, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) não fará nenhuma coligação nestas eleições.
Marcelo Ramos (PSB) divulgou a candidatura ao governo com o vice Junior Brasil (PSB) e o candidato ao senado Marcelo Serafim (PSB).
Nestas eleições, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) informou que não fará nenhuma coligação. A sigla anunciou os pré-candidatos às eleições no último dia 20 deste mês.
A convenção partidária contou com a presença de Marina Silva, líder da Rede Sustentabilidade e candidata à vice-presidência da República na coligação de Eduardo Campos.
Amazonianarede com informações do G1-AM