
Amazonas – Como o mês de novembro já registra algum sinal de chuva em Manaus é possível que o quadro de queimadas na capital seja alterado para melhor, porque em outubro, mês e forte verão em Manaus e no Estado, o Amazonas registrou novo recorde de incêndios neste ano.
Segundo o INPE, número de casos de queimadas em floresta e vegetação em outubro chegou a 2.494 focos, O índice é o maior já registrado no período pelo Instituto.
Segundo o sistema de monitoramento de queimadas e incêndios por satélite, o mês de outubro de 2015 concentrou o maior número de queimadas no comparativo com o mesmo período dos anos anteriores. Houve um aumento de 162% em relação a outubro de 2014, quando 952 focos foram detectados.

O volume de incêndios no mês de outubro também superou a marca história anterior de 2.189, registrada no ano de 2009, até então o maior índice. O novo recorde é 13,9% maior do que o antigo.
Amazonianarede-Inpe