Amazonas – Devido a crise econômica que ainda castiga o Brasil, incluindo o Amazonas, a produção industrial no Estado, sofreu uma grande queda, mas o setor não perdeu a esperança de um rápida recuperação.A produção industrial no Amazonas reduziu 3,6% na passagem de abril para maio de 2017.
O resultado foi considerado o mais acentuado do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (11). Ao todo, a indústria cresceu em 10 dos 14 locais pesquisados.
Segundo a pesquisa, o resultado negativo do estado intensificou a queda de 0,6% verificada no mês anterior. As demais taxas negativas foram assinaladas por Espírito Santo (-1,9%), Rio de Janeiro (-1,6%) e Minas Gerais (-0,2%). Clique aqui para acessar a publicação completa da pesquisa.
Os resultados positivos foram apontados no Ceará (5,9%), Bahia (3,6%) e Pará (3,1%). Rio Grande do Sul (2,5%), São Paulo (2,5%), Santa Catarina (1,4%), Paraná (1,4%), Região Nordeste (1,3%), Goiás (0,8%) e Pernambuco (0,1%) completaram o conjunto de locais com aumento na produção nesse mês.
Na comparação entre maio deste ano com o mesmo período do ano passado, a indústria no Amazonas teve uma tímida redução de 0,1%.
Já no acumulado de Janeiro-Maio, o desempenho no ritmo de produção foi de 1,9%. Por outro lado, o acumulado nos últimos 12 meses a queda foi de 2,6%.
Amazonianarede-JAM