Amazonas estreia em cinco modalidades na sexta-feira das olimpíadas escolares 2012, em Cuiabá

Isabelle Nobre Lisboa

Isabelle Nobre Lisboa

Amazonianarede – Sejel

Enquanto atletas de seis das 13 modalidades esportivas que compõem o programa das Olimpíadas Escolares 2012 se despediram de Cuiabá nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, os jovens de 15 a 17 anos que vão disputar medalhas no ciclismo, futsal, natação, vôlei e xadrez, desembarcam na capital mato-grossense. Nesta segunda etapa, o Amazonas contará com 50 estudantes-atletas. As competições destas outras cinco modalidades começam nesta sexta-feira e vão até domingo. A entrada é franca em todos os locais de competição.

O ciclismo acontecerá na Avenida Beira-Rio. A prova de contra-relógio acontece nesta sexta-feira, e um dos destaques dessa categoria é o amazonense Sol Petrus da Silva Praia, 15, estudante do 1º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Literatus (CEL). Ele é o atual campeão da etapa 12 a 14 anos das Olimpíadas Escolares (João Pessoa 2011).

A natação acontecerá na piscina do Complexo do Verdão. Diversos futuros expoentes do esporte nacional entrarão em cena, como o paulista Brandonn Pierry de Almeida, que apesar de ter apenas 15 anos é um dos favoritos a subir no pódio nas provas mais longas da natação. Em João Pessoa 2011, Brandonn conquistou dois ouros e um bronze e bateu dois recordes, nos 200m medley e nos 400m livre. Brandonn fez os 400m livre em 4min06s71, mais de oito segundos a menos que a marca anterior das Olimpíadas Escolares.

Das piscinas do Amazonas, Isabelle Nobre Lisboa, 16, aluna do 2º ano no Colégio Ida Nelson, é uma das esperanças de medalha no torneio. Entre tantas façanhas, ela já conquistou o ouro nos 50m livre nas Olimpíadas Escolares 2010, etapa infantil, em Fortaleza. Nessa mesma temporada, ela foi bronze nos 50m costas e bronze no revezamento 4×50 m livre, com Sabrina Sabóia, Analyce Soares e Vitória Santa Rita.

NA MIRA DOS OBSERVADORES

Coordenador da modalidade, Rodney Filizola é um entusiasta do esporte e lembrou nesta quinta-feira, 29, durante o congresso técnico, que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) vai convocar 18 atletas (9 meninos e 9 meninas) para representar o País no Festival Olímpico da Juventude da Austrália, em janeiro de 2013.

A outra modalidade individual que começa nesta sexta-feira é o xadrez. As partidas do torneio convencional acontecerão no Centro de Eventos do Pantanal, auditório dos Pássaros. O torneio será no sistema suíço, com cinco rodadas, e 61 minutos de tempo para cada atleta. Domingo, acontece o torneio Blitz, com apenas cinco minutos para cada jogador.

Duas modalidades coletivas também terão o seu início. Quatro ginásios receberão as partidas de futsal. São eles: Aecim Tocantins, IFMT, São Gonçalo – Salesiano e Verdinho. Os quatro ginásios que receberão as partidas de vôlei são: SEST/SENAT, AABB, João Balduíno Curvo – Quilombo e o ginásio do Colégio Presidente Médici.

QUADRO DE MEDALHAS DO AMAZONAS EM CUIABÁ

1 – ouro (judô, Rita de Cássia Reis, categoria até 44 kg)
1 – ouro (atletismo, Denner Marinho Ribeiro, lançamento do dardo)
1 – prata (atletismo, Franklin Macena Ribeiro, 200m rasos)
1 – prata (atletismo, Franklin Macena Ribeiro, 400m rasos)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.