Amazonas conquista título por equipes no Pan-Americano de Jiu-Jítsu 2013

(Foto: Divulgação)

O Amazonas escreveu mais uma vez seu nome na história de um esporte de luta. No último fim de semana, a delegação cabocla conquistou o título por equipes do Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jítsu Esportivo da CBJJE, realizado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A equipe viajou com 108 lutadores, sendo que 17 deles receberam passagens aéreas do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Esportivo (Fajje), Luis Neto, o Estado conquistou 42 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze, subindo ao lugar mais alto do pódio no Ibirapuera.

LENDAS E NOVATOS

Na equipe, o nome mais conhecido que sagrou campeão em São Paulo é uma lenda da “arte suave” mundial. Aos 51 anos, Nonato Machado (faixa preta 6º DAN) brilhou entre os leves no Pan-Americano. Ele foi um dos precursores do jiu-jítsu no Amazonas e um dos pioneiros no intercâmbio com atletas do eixo Rio-São Paulo.

Outro atleta que subiu ao topo do pódio no Ibirapuera foi Cristian de Lima Leite, 12, revelado em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus em linha reta). O faixa laranja pesado é atleta do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), onde também faz preparação em luta olímpica com os técnicos Helton Henrique e Waldeci Silva.

Cristian, que mora na Vila Olímpica de Manaus, é uma das joias lapidadas pelo programa de excelência esportiva do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.