Amazonas conquista título por equipes masculinas e o vice feminino no brasileiro cadete de luta olímpica

Pela primeira vez na história do esporte, o Amazonas quebrou a hegemonia dos cariocas e paulistas no cenário nacional de luta olímpica. A façanha foi obtida com a conquista do título inédito por equipes masculinas e o vice entre as mulheres durante a disputa do Campeonato Brasileiro Cadete (para atletas nascidos entre 1996 e 1997), realizado no último sábado, 6 de julho, na Universidade Estácio de Sá, em Vitória (ES).

No masculino, o Amazonas somou 22 pontos, equivalente a quatro medalhas de ouro e duas de bronze, e subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na história dos torneios organizados pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA). O vice-campeonato por equipes ficou com a Paraíba (14 pontos), seguido do Rio de Janeiro (14 pontos). Potência na luta olímpica, São Paulo desta vez não subiu ao pódio do Brasileiro.

No feminino, o Rio de Janeiro terminou em primeiro lugar, somando 27 pontos. Já o Amazonas chegou ao segundo lugar no pódio ao somar 13 pontos, resultado de duas medalhas de ouro e uma de prata. A Paraíba também somou 13 pontos, mas ficou em terceiro lugar pelos critérios de desempate.

APOIO TOTAL DO GOVERNO

Formada por 13 pessoas, a delegação viajou ao evento com passagens aéreas cedidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O atletas treinam na Vila Olímpica de Manaus e fazem parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).

Presente na conquista inédita, o secretário executivo da Sejel, Anderson Souza, destacou o papel dos governos Estadual, Federal, da Federação Amazonense de Luta Olímpica (Falle) e da Nilton Lins. “Esse resultado é fruto da dedicação dos atletas e também da união dos esforços dos governos Estadual e Federal, que ajudam na parte de estrutura de treinamento e bolsas aos atletas. Também é importante frisar que esse trabalho de alto rendimento começou na Nilton Lins e hoje funciona dentro da Vila Olímpica. Outro ponto a destacar é a federação, dirigida pelo José Falabella Netto, que apostou na profissionalização dos treinadores do CTARA (Helton Henrique e Waldeci Silva)”.

EQUIPES/ESTILO LIVRE MASCULINO

1 – Amazonas (22 pontos)
2 – Paraíba (14 pontos)
3 – Rio de Janeiro (14 pontos)

EQUIPES/ESTILO LIVRE FEMININO

1 – Rio de Janeiro (27 pontos)
2 – Amazonas (13 pontos)
3 – Paraíba (13 pontos)

AMAZONAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO CADETE DE LUTA OLÍMPICA – VITÓRIA (ES) – 6 JULHO 2013

RESULTADOS MASCULINO

Patrick Souza (42 kg) – OURO
David Oliveira (46 kg) – OURO
Railson Dutra (50 kg) – BRONZE
David Washington Peixoto (54 kg) – BRONZE
Maycon Messias (58 kg) – OURO
Matheus Fernandes (63 kg) – OURO

RESULTADOS FEMININO

Diane Martins (43 kg) – OURO
Thalia Lopes (52 kg) – PRATA
Andria Pimentel (56 kg) – OURO

(Sejel)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.