Alunos e professores da zona leste encenam peças teatrais

(Foto: Ascom)

A Divisão Distrital Zonal Leste II realizou, na manhã desta sexta-feira, 20, o II Festival de Teatro-Educação, que aconteceu na Escola Álvaro Cesar de Carvalho, no bairro Novo Reino, zona leste da cidade.

O evento teve o objetivo de socializar as peças apresentadas, escritas e desenvolvidas pelos alunos e educadores das escolas da zona leste.

A atividade contou com a presença de assessores pedagógicos de diversas zonas da cidade, além de professores de ensino fundamental e cerca de 90 alunos. A Secretaria Municipal de Educação (Semd) vem incentivando o teatro nas escolas por entender que a arte auxilia no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

O responsável pela atividade pela DDZ – Leste II ressalta como os alunos se envolveram na ação e como ela ajuda no processo de ensino-aprendizagem. “O projeto é realizado totalmente pelos alunos. Eles, na verdade, são os idealizadores, porque se envolveram desde o início da edição deste ano, que foi fevereiro. O processo aconteceu desde a criação da história apresentada, passou pela produção do figurino e, também, pela criação do cenário. Vale ressaltar que os alunos fizeram tudo isso, inclusive, a confecção dos desenhos para fabricação das roupas usadas hoje, pelos alunos”, explicou o assessor de artes Jeckson Nascimento.

As peças encenadas foram: ‘A Garcinha Azul’, apresentada pela escola Álvaro Cesar de Carvalho; ‘A Menina que queria ser Cantora; pela Roberto dos Santos Vieira; ‘O Menino Mentiroso’, por Zenaira Bentes Monteiro Pastor; ‘O Ministério da Floresta’, pela Nossa Senhora de Aparecida’; ‘A Água Enfeitiçada’, pela escola Nossa Senhora do Rosário; ‘João e o seu Cachorrinho’ encenada por alunos do colégio escola Hiran Caminha; além do ‘Livro Encantado’; apresentada pela unidade Nossa Senhora de Aparecida.

Ao final da cerimônia foi entregue certificado de honra ao mérito e medalhas a todos os participantes e colaboradores das peças apresentadas, além de troféus às escolas que se destacaram nas categorias determinadas pela equipe organizadora do evento.

Iran Lamego, assessor pedagógico da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed e idealizador do projeto, explica porque a secretaria pensou em fazer o projeto de Arte educação. “O projeto surgiu com o propósito de enfatizar a disciplina de arte nos anos inicias, tendo em vista que neste ano há somente um professor para todas as disciplinas. O projeto vai trabalhar preferencialmente com alunos do 4º e 5º ano. O projeto pretende, principalmente, melhorar a escrita e leitura dos alunos e, com isso, o aumento no rendimento escolar, dentre outras coisas”, disse.

Este mesmo evento acontecerá nas outras Divisões Distritais Zonais, nos dias 23, 25, 27 e 30 deste mês. As escolas que se destacarem nesses festivais, participarão de um evento, reunindo seis escolas da Semed, sendo uma de cada DDZ da secretaria. O evento será no teatro doColégio La Salle Manaus, no dia 31 de outubro.

A escola Álvaro Cesar de Carvalho, foi a que se destacou e ganhou troféus, na categoria de melhor espetáculo. A professora responsável pela turma, fala como ela e seus alunos conseguiram se destacar nesta categoria. “Esta conquista foi resultado de muito trabalho e esforço. Estou me sentindo realizada como profissional, e muito feliz, porque este é o primeiro ano que participamos no festival e já conseguimos diversas premiações, inclusive uma vaga para representar a nossa DDZ em outubro” relatou Maria Celestina.

Categorias

As categorias apresentadas no festival foram: Direção, contrarregra, cenário, figurino, sonoplastia, conjunto de elenco e texto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.