Alunos da Escola Estadual Luiz Gonzaga serão os primeiros a visitar o Memorial da CMM

(Foto: Robervaldo Rocha – CMM)

Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Luiz de Gonzaga, do bairro de São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, serão os primeiros a participar das visitas agendadas ao Memorial da Câmara Municipal de Manaus (CMM), inaugurado no último dia 23 de outubro último.

O professor de Filosofia e agente administrativo da Câmara Municipal de Manaus, Nelson Cardoso de Melo, agendou para trazer 40 alunos do 3º ano do ensino Médio da escola a fim de democratizar as informações existentes no Memorial. A visita ocorrerá na segunda-feira (11). “Vai ser muito bom para os alunos fechar o ano letivo da escola trazendo os estudantes do ensino médio para conhecer esse acervo”, disse.

O espaço está equipado com 11 telas de 55 polegadas sensíveis ao toque, conteúdo multimídia com tradução em libras e em breve receberá também documentos, itens pessoais de figuras históricas e medalhas, como a que Papa Francisco deu ao arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, realizada no mês de julho. A comenda foi doada para a Câmara.

Está previsto ainda no Memorial, em uma segunda etapa, uma sala de cinema que funcionará no auditório da Casa, para que os estudantes possam ver filmes e documentários de cineastas como Silvino Santos, por exemplo, que é pioneiro do cine-documentário no Amazonas, e dará nome à sala.

O espaço público (Memorial), segundo o presidente da Casa Legislativa, Bosco Saraiva (PSDB), resgata a história política da cidade e da Casa Legislativa que completa 180 anos em dezembro desde ano.

O Memorial está aberto à visitação de 2ª a 6ª feira no horário de 8h às 17h. O cerimonialista da Casa, Dori Carvalho informou que a CMM está criando um link no portal institucional para que as escolas possam fazer o agendamento, assim como um e-mail específico com essa finalidade.

O que encontrar

Quem visita hoje o Memorial da CMM vai encontrar um acervo em telas com tecnologia de ponta e com tradução em libras. São mais de 30 vídeos disponibilizados que contam a trajetória dos três ex-senadores Fábio Lucena, Jefferson Peres, João Bosco Ramos de Lima e dos ex-presidentes da CMM, desde 1833.

De acordo com agente administrativo Nélson Cardoso e o técnico administrativo Walterbrino Diniz, que recebem os visitantes no Memorial, além das telas de políticos como Jeferson Péres, Fábio Lucena, João Bosco Ramos de Lima e galerias dos antigos ex-presidentes e dos mais atuais (de 1983 para cá), o Memorial também disponibiliza material institucional do governo do Estado do Amazonas, da CMM, e Manaus.

A Câmara Municipal de Manaus está localizada na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3303-2799, do Cerimonial da CMM.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.