ALEAM realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia do Turismo

(Foto: Elisa Garcia Maia – Aleam)

Um amplo debate sobre os rumos do turismo no Amazonas e no mundo marcou a Sessão Especial comemorativa do Dia do Turismo, nesta sexta-feira (27), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A sessão, proposta pelo deputado Francisco Souza (PSC), também homenageou estudantes e profissionais do turismo, os “turismólogos” que lotaram as galerias para assistir e participar da comemoração.

Logo na abertura, a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, apontou que vários países comemoram a mesma data, porém todos têm estrutura e têm retorno econômico significativo. “Nos países europeus, todos os dias, o turismo é comemorado como a grande fonte econômica”, lembrou ela. “Portugal e Espanha, por exemplo, recebem 29 milhões de turistas somente em um ano. Quanto este pessoal gasta nesses países?”, questionou Oreni, reforçando o potencial econômico dessa atividade.

O presidente da Associação Brasileira de Turismo (ABBTUR), Paulo Souza, confirma o turismo como uma grande fonte de renda, mas lembra que o segmento deve ser operado por pessoas especializadas. Ele garantiu que em Manaus já existem cursos de graduação que se equivalem aos melhores cursos existentes no país. “Há dez anos, nem se pensava que Manaus teria um forte peso nessa área teórica”, disse ele, elogiando tanto os cursos quanto os estudantes e profissionais da área.

Hamilton Ciro Buratore, coordenador do Curso de Turismo da Uniniltonlins, lembrou do precursor do turismo mundial Thomas Cook, hoje conhecido como “o pai do turismo” e disse que esse setor é muito importante “porque é uma indústria que não polui e nem maltrata. Não é à toa que é chamada de indústria sem chaminés”, afirmou.

Para o secretário municipal de Turismo de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), Luiz Margarido, o Governo do Amazonas investe forte no setor, construindo resorts em todos os municípios da região metropolitana. “Isso é fazer turismo”, garantiu ele, sendo apoiado pela presidente da Amazonastur, Oreni Braga, ao afirmar que os investimentos são fundamentais para o turismo seja eficaz.

A cerimônia contou ainda com uma exposição sobre turismo no hall de entrada da Assembleia e com uma apresentação de cirandeiros para animar os participantes.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.