Amazonas – O jornalista e escritor Mario Adolfo foi homenageado nesta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelo deputado Dermilson Chagas (PEN). O jornalista foi condecorado com a Medalha Ruy Araújo, concedida por sua contribuição cultural para o Amazonas.
O homenageado ressaltou sua trajetória no Jornalismo amazonense e comemorou a medalha. “São 40 anos de jornalismo e estou colhendo os frutos. Jornalismo se faz com dedicação, luto e empenho”, contou Mario Adolfo.
O deputado Dermilson Chagas, autor do projeto, afirmou que o profissional da comunicação tem comprometimento com a sociedade amazonense. “Mario Adolfo merece a homenagem. Ele leva informação para a sociedade e isso é uma contribuição significativa. Ele também é o criador do personagem Curumim, o último herói da Amazônia, que ensina educação ambiental às nossas crianças”, lembrou.
O personagem Curumim já havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas em 2015, em projeto de autoria de Dermilson.
O Curumim é um suplemento infantil que circula encartado nos jornais há 33 anos. Abordando preservação e conscientização ambiental, foi lançado em 1981 e, desde 1987, circula aos domingos no jornal Em Tempo.
Homenageado
Mário Adolfo é jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1981, e começou a trabalhar em jornal aos 14 anos, desenhando histórias em quadrinhos.
Profissionalmente começou a trabalhar como repórter em 1976, tendo exercido ainda o posto de editor internacional, repórter especial, cartunista político, repórter especial, editor de opinião, editor assistente, editor executivo e diretor de redação em seus 40 anos na profissão.
Amazonianarede-Aleam