Agricultores começam a receber créditos através do Protaf

Neste mês, o agricultor Gilberto Olimpo da Silva, morador da colônia agrícola do Barro, município de Ferreira Gomes, foi beneficiado com a aprovação de projeto para a implantação de 4,5 hectares mecanizados de mandioca e aquisição de equipamentos para melhorias na casa de farinha.

O crédito é de R$ 19.206,58 e foi acessado por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.

Manifestado o interesse do agricultor em fazer o financiamento, que foi realizado por meio da agência do Banco do Brasil de Porto Grande, o extensionista agropecuário Wesley Resplande, do escritório do Rurap, sede Ferreira Gomes, desenvolveu toda a pesquisa de campo e elaborou o projeto que, atendendo às exigências técnicas necessárias, foi aprovado para a liberação do recurso. “A partir desse momento, o agricultor terá dois anos de carência e o retorno esperado será de ,aproximadamente, R$ 122.153,43”, destacou o servidor do Rurap.

“O financiamento pelo Pronaf pode ser solicitado por qualquer produtor que se enquadre nos moldes da agricultura familiar. Para apresentar um projeto, o interessado precisa entrar em contato com o serviço de extensão rural local e solicitar o apoio técnico”, esclareceu Wesley Resplande.

Etapas

As etapas para a elaboração do projeto são simples. Após contactado pelo agricultor, o servidor do Rurap irá fazer uma visita técnica e solicitar no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a expedição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Com a emissão eletrônica desse documento, o agricultor estará apto a realizar um financiamento. Na DAP constam todos os rendimentos oriundos do imóvel rural dos últimos seis meses. Com os dados, o extensionista irá elaborar um projeto que melhor se enquadre ao perfil do agricultor e encaminhar para a agência bancária.

(Diário do Amapá) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.