
Manaus, AM – Subiu para 54 o número de casos investigados de sarampo no Amazonas. Destes, 53 são na capital e um no município de Humaitá, a 590 km de Manaus. A informação foi confirmarda pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) nesta terça-feira (27). Quatro casos da doença foram confirmados na capital.
Segundo o último Boletim Epidemiológico de Manaus, são 53 casos suspeitos, um descartado e quatro confirmados na capital. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) também está considerando como suspeito o caso de uma criança, de um ano de idade, em Humaitá.
A FVS recebou a notificação do caso no interior do estado nesta segunda-feira (26). A criança se encontra internada em isolamento no hospital local, segundo explica o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque.
“Após a notificação, a equipe de vigilância epidemiológica local coletou amostra, que será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS). Ainda nesta terça-feira, seguiu para busca ativa de novos casos, além da realização do bloqueio vacinal de percurso de contato do caso suspeito”, disse.
De acordo com ele, a equipe de vigilância está em campo para investigar o caso. “As informações preliminares são de que não há histórico da saída da criança do município, porém há relatos de chegada de uma tia oriunda de Manaus, antes dos sinais de sintomas da criança”, explica.
Amazonianarde