
Amazonas – Além da prorrogação do prazo para a biometria eleitoral, até o último dia útil do mês de março, o TRE apresenta outra novidade. A partir de agora, o agendamento para o cadastramento biométrico dos eleitores de Manaus todas as terças-feiras, a partir das 20h, por meio do site do TRE-AM.
Segundo a desembargadora Socorro Guedes, presidente do TRE-AM, a alteração no horário de agendamento foi feita para que os eleitores possam utilizar a internet em um horário que a rede esteja menos congestionada. Segundo ela, um estudo feito pelo TRE-AM indicou que o acesso seria mais tranquilo neste horário.
Os eleitores interessados no cadastramento reclamavam muito das dificuldades de acesso ao site, daí a mudança para um horário e dia de menos intensidade na Internet, agora nas terças-feiras, quando estarão disponíveis 45 mil vagas para agendamento.

Faltam 200 mil
Segundo TRE, cerca de 200 mil pessoas ainda não realizaram o cadastramento biométrico, mas ela acredita que o número real de eleitores para se completar o processo seja menor.
“Entre esses 200 mil há aqueles que faleceram, que transferiram o título, e que por ter mais de 70 anos não querem mais votar. Temos ainda cerca de 160 mil que precisam fazer o cadastramento e este serão atendidos por todos nós”, destacou ela.
Novas parcerias
A presidente do órgão afirmou, ainda, que foram feitas parcerias com a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Manaus para que servidores destas instituições possam auxiliar o tribunal no processo, que é obrigatório para todos os que desejam votar nas eleições deste ano. “Hoje estamos fazendo cerca de 7,5 mil atendimentos por dia, mas esperamos que até o dia 20 de fevereiro esse número possa subir para 9 mil”, explicou ela.
O atendimento foi prorrogado até o dia 30 de março, segundo Socorro Guedes, porque o TRE-AM observou que “a demanda estava grande e nossa capacidade de atendimento estava no limite”. Ela descartou, ainda, a possibilidade de uma nova prorrogação no prazo. “No dia 31 de março, aqueles que não tiverem feito o cadastramento terão seus títulos cancelados”.
Amazonianarede-TRE