Manaus – Pequenos produtores rurais do Amazonas terão acesso a crédito emergencial. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (06), pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). O objetivo é proporcionar recursos financeiros para investimentos ou custeio aos produtores.
O programa abrangerá os 39 municípios amazonenses em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Poder Estadual ou Federal.
A ação prevê uma dotação orçamentária de R$ 10 milhões, com recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), que serão destinados a despesas inerentes à agricultura e agropecuária, demandas urgentes e comuns aos produtores que residam na propriedade rural há pelo menos dois anos, com a devida comprovação do parceiro técnico, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Após a realização das oficinas de nivelamento técnico, que proporciona orientação quanto à operacionalização da linha de crédito, os produtores inseridos no programa poderão receber até R$ 6 mil e, além disso, os agentes do Idam devem prestar auxílio na elaboração e acompanhamento técnico dos projetos.
A liberação dos recursos iniciará no dia 15 de agosto, começando pela região do Madeira, por meio de 650 operações já aprovadas. Os demais municípios, incluídos no programa, serão atendidos conforme cronograma elaborado pelo Idam.
Encargos financeiros
A taxa de juros pré-fixada é de 4% ao ano, com bônus de adimplência de 25% sobre os juros.
O pagamento será em parcelas bimestrais, semestrais ou anuais de acordo com o projeto técnico, respeitando a capacidade de pagamento do proponente.
Amazonianarede – Afeam