Acre terá preparação para desastres ministrado pela Defesa Civil Nacional

O bairro Preventório, uma das áreas de risco mais conhecidas da capital, sofre com desbarrancamentos e erosões a cada período de enchente do Rio Acre. Por isso, o bairro foi escolhido para ser o local onde a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) irá ministrar o Simulado para Preparação de Desastres.

A Defesa Civil do Estado, a Coordenadoria de Defesa Civil de Rio Branco, órgãos estaduais e municipais e lideranças comunitárias participarão do curso, que começa em agosto.

O comandante da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Gundim, explica que a proposta do simulado é trabalhar técnicas de evacuação de moradores em casos de desastres, tendo em vista que aquela área é de risco.

“É a primeira vez que teremos um curso como esse aqui no Estado. Será muito importante, porque vamos ter simulações que levam em consideração a nossa realidade, as características daquela região, que já enfrenta problemas comuns a áreas de riscos, como desbarrancamentos e enchentes”, comenta Gundim.

Embora o curso seja somente em agosto, o comandante da Defesa Civil conta que no dia 26 deste mês os envolvidos no simulado participarão de uma reunião, exatamente 30 dias antes do lançamento do curso.

“O encontro será no dia 26 deste mês, às 9 horas, no Memorial dos Autonomistas. Vamos discutir com a Secretaria Nacional de Defesa Civil os passos para organizar o simulado e um cronograma das ações que vamos executar”, avisou o comandante.

As lideranças comunitárias serão parte do processo. Segundo Gundim, eles serão responsáveis por auxiliar no levantamento de informações sobre as características da comunidade envolvida, além de apoiar na mobilização e sensibilização para que os moradores participem do simulado.

(Por Nayanne Santana/Agência de Notícias do Acre)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.