Ações educativas e preventivas, no Dia Nacional da Saúde, em Manaus

O combate ao mosqutor trnamissisor da Dengue, Zika e Chikungunya, na programação

 

O combate ao mosqutor trnamissisor da Dengue, Zika e Chikungunya, na programação
O combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, na programação

Manaus, AM – Hoje, data consagrada ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira (7), será marcado por ações educativas voltadas para o combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Instituições que já têm brigadas internas atuando no combate ao Aedes e escolas da rede pública estadual estarão realizando atividades voltadas para o tema. Uma dessas ações acontecerá na Escola Estadual Euclides da Cunha, no bairro da Cachoeirinha, a partir das 8h30, com realização de palestras e exposição de trabalhos.

“As ações de prevenção destinadas a eliminar os criadouros do mosquito são, até o momento, a arma mais eficaz de que dispomos, em todo o País, para controlar o número de casos da Dengue, Zika e Chikungunya. Não há como obter êxito nesse trabalho se não for com o total envolvimento da população”, disse Pedro Elias, destacando o papel da escola na difusão das informações junto à comunidade.

A professora Delta Segadilha, da coordenação do Programa Estadual Saúde na Escola, frisa que os alunos da rede estadual já vêm sendo estimulados a participar das ações de combate ao Aedes e cada unidade escolar vem desenvolvendo seu cronograma. “Com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde, já implantamos brigadas internas nas escolas e, uma vez por semana, é feito o checklist dos itens que são importantes para evitar o surgimento de criadouros do mosquito”, frisou Segadilha

Brigadas

Vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), A FVS já treinou e implantou 845 brigadas de combate ao Aedes aegypti em instituições estaduais, federais e privadas, capacitando mais de 2,7 mil profissionais, em seus ambientes de trabalho.

“Disponibilizamos material informativo e já orientamos essas brigadas a reforçarem, neste Dia Mundial da Saúde, as ações para as quais foram treinadas, visando identificar e eliminar focos do mosquito e trabalhar na orientação do maior número possível de pessoas, quanto às medidas de prevenção”, disse Bernardino Albquerque, diretor-presidente da FVS. Brigadistas de instituições como o Amazonprev, Fundação Alfredo da Matta, Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), entre outras, programaram atividades internas para este dia 7.

Bernardino informa que o programa de formação de brigadas também está sendo implantando nos municípios do interior que têm registro de circulação do Aedes. As 16 cidades consideradas prioritárias nas ações de monitoramento já receberam os técnicos da FVS para o treinamento.

Indicadores

O Amazonas registrou, neste primeiro trimestre, 5.391 casos de dengue. Na capital amazonense, foram 3.172 casos notificados. Outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, a febre Zika,   tem 1.720 notificações no Estado neste ano, 1.692 delas em Manaus. A febre  Chikungunya, por sua vez, está com 143 casos notificados,  134 notificados, na capital.

História da data

O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 1948 e coincide com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo da data é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Todos os anos, campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.