Academias são interditadas por ausência de licença e profissionais sem registro

(Foot: Divulgação / Procon) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/academias-sao-interditadas-por-ausencia-de-licenca-e-profissionais-sem-registro/

A fiscalização ocorreu em dez estabelecimentos

Manaus – Dez estabelecimentos foram fiscalizados de quarta-feira (19) até está sexta-feira (21). Quatro foram interditados pelo Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (Cref-8) devido à ausência de licença de funcionamento, comercialização de produtos vencidos ou com validade ilegível e atuação de profissionais sem registro para exercer a profissão nas academias.

O objetivo da ação foi garantir a regularização das academias da cidade, assegurando a transparência nos contratos, a segurança estrutural dos estabelecimentos e o cumprimento das normas sanitárias.

A fiscalização ocorreu em dez estabelecimentos, dos quais quatro foram interditados pelo Cref-8 devido à ausência de licença de funcionamento, comercialização de produtos vencidos ou com validade ilegível e atuação de profissionais sem registro para exercer a profissão nas academias.

A presidente do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), Onilda Abreu, ressaltou a relevância da operação para a transparência nas relações de consumo. “Nossa fiscalização busca assegurar que os consumidores tenham acesso a informações claras e contratos justos, evitando cláusulas abusivas e cobranças indevidas. Essa ação reforça nosso compromisso com a proteção dos direitos dos clientes nas academias da cidade”, afirmou.

A atuação do Procon Manaus envolveu a fiscalização de contratos para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, analisando cláusulas sobre cancelamento, trancamento de matrícula, formas de cobrança e transparência das informações. Além disso, foram conferidas a validade e a precificação de produtos comercializados nas academias, como suplementos e vestuários, bem como a exigência de tabelas de preços atualizadas e emissão de documentos fiscais.

Outros órgãos fiscalizadores atuaram na verificação de alvarás e licenciamentos, na fiscalização das condições estruturais e de segurança das academias, no cumprimento das normas higiênico-sanitárias e na regularização dos produtos comercializados nos estabelecimentos.

O presidente do Cref-8, Johnson Furtado, enfatizou que a atuação conjunta dos órgãos fortalece a valorização dos profissionais de Educação Física e coíbe práticas irregulares nas academias.

“A parceria entre os órgãos responsáveis é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados nas academias. Trabalhamos em conjunto para intensificar a fiscalização, combater o exercício ilegal da profissão e assegurar que os consumidores tenham acesso a profissionais qualificados e ambientes adequados para a prática de atividades físicas. Essa cooperação fortalece o cumprimento da legislação, protege os direitos dos clientes e valoriza os profissionais de Educação Física devidamente registrados”, declarou Johnson Furtado.

amazonianarede
Com informações da Assessoria Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.