A partir de dezembro o Amazonas adotará padrão Mercosul de placas de trânsito

Apenas em Manaus, cerca de 750 mil veículos devem realizar a alteração.

Amazonas – A partir do dia 1º dezembro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), deve aderir à adaptação, sugerida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), das placas de veículos adotarem o padrão dos países do Mercosul.

De acordo com o órgão, o ajuste vem de alguns anos entre os países que pertencem ao bloco econômico e foi efetivamente implantado no Brasil em maio deste ano.

“Não é uma inovação do Detran Amazonas, nem de qualquer outro departamento estadual de trânsito. É uma imposição do Contran por intermédio dessa resolução destes normativos e regulamentado também pelo Denatran.

O objetivo é que em alguns anos,  toda a frota do país ostente a nova placa, o novo modelo” explica Rodrigo Sá, diretor técnico do Detran.

As novas placas que serão implementadas no Amazonas, assim como em todo o país, devem conter cerca de sete caracteres. De acordo com o Detran-AM, os seis primeiros caracteres devem ser alfanuméricos e o último obrigatoriamente numérico – ao todo, quatro letras e três números.

Além disso, haverá uma tarja azul, a bandeira do Brasil e outra configuração de letras e números. E contará com um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.

Frota de veículos em Manaus

Apenas em Manaus, cerca de 750 mil veículos devem realizar a alteração. E em todo o Amazonas, são 900 mil veículos.

Para o condutor, uma quantia de R$220 – valor praticado atualmente – é cobrada durante a realização do procedimento.

Em relação aos veículos novos, da concessionária, quando o Detran adotar as medidas efetivamente, eles já devem sair do local com as placas padrão Mercosul. A ideia é que, na quinzena do mês de dezembro, as medidas já estejam adaptadas.

Rodrigo Sá, diretor do Detran-AM

Amazoninarede-Detran-AM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.