A Fé cega!

09-01almirokAlmir Quites

Já que vivemos intensamente este momento em que o mundo trata de reafirmar a LIBERDADE DE EXPRESSÃO como um valor fundamental ao desenvolvimento da humanidade, parece-me pertinente colocar aqui algo que escrevi há alguns anos. Trata-se de um “causo” que eu contei.

Vale a pena ler, porque mostra claramente como o fanatismo embota a razão.

O artigo indicado abaixo, A FÉ CEGA, explica bem o contexto atual do terrorismo islâmico. Explica também o contexto do terrorismo eleitoral das últimas eleições brasileiras, bem como o da imprensa e das redes sociais. Claro, neste caso a fé não é religiosa e chama-se comumente ideologia política. Mas é fé e não é menos cega.

No Brasil não aconteceram atos tão graves como o da chacina do Charlie Hebdo, mas nota-se que a natureza do fanatismo é a mesma. A diferença é apenas de escala! Foi o que se viu no ataque à redação da revista Veja, por causa da publicação, às vésperas das eleições, de partes do depoimento, em delação premiada, do Paulo Roberto Costa (o “Paulinho”, como Lula carinhosamente o chamava), que comprometiam justamente a candidata-presidente e alguns dos seus mais caros apoiadores.

Até estendo um pouquinho mais: quando aqui, entre nós, nas redes sociais, missivistas desconsideram os argumentos dos opositores e atacam diretamente a pessoa do adversário, ofendem seus antagonistas, também aqui, a natureza do fanatismo é a mesma. No Facebook, por exemplo, isto é muito comum.

Amiúde as ofensas são de “baixo calão” (aqui cabe o pleonasmo como reforço), o que bem mostra o baixíssimo nível de educação e a indelicadeza da maioria do povo brasileiro, perceptível inclusive na mídia, meios de comunicação de massa, como rádio e TV. É a falência da família, da Escola, do Estado. É a falência do Brasil.

Sim, fanatismo cega, seja ele religioso ou político-ideológico.

Os artigos assinados não refletem a opinião do Portal e são de inteira responsabilidade de seus autores

http://almirquites.blogspot.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.