Chuva no domingo causou alagamentos, derrubada de árvores, casas e muros

C

 

Alagação no Conjunto Hileia 

Manaus-AM – Ontem o manauara viveu um domingo complicado em função da forte chuva que caiu na cidade, provocando alagamentos, e derrubando casas e arvores. Diversas zonas da capital registraram áreas alagadas. Até 18h, o Corpo de Bombeiros recebeu 30 chamados, via 193, para ocorrência de chuvas. A Defesa Civil registrou 32 ocorrências, entre alagações, deslizamento de terra e desabamento de muros.

A Rua  Acre, no bairro Nova Cidade, na Zona Norte, ficou alagada com a chuva. Os bombeiros foram ao local para averiguar uma ocorrência em que pessoas ficaram presas no interior do imóvel devido a subida das águas.

Outro chamado foi para uma situação semelhante, registrada na Rua Elesbão Veloso, atrás de um hipermercado na Cidade Nova. Na ocasião, um igarapé nas proximidades transbordou e deixou moradores ilhados.

As chuvas deixaram prejuízos na casa de Socorro da Silva, de 26 anos. Ela mora em uma residência na Rua Doutor Lopes Gonçalves, no Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. Ela conta que estava em casa com os filhos quando a água começou a inundar a residência.

“Nossa rua alaga sempre devido a falta de bueiro. A água vem da rua de cima e inunda a minha casa, que fica ‘de baixada’. A água começou a entrar por trás e só parou de subir porque a força derrubou os dois muros do vizinho, e aí teve para onde escorrer”, contou.

Segundo ela, que já teve parte da casa derrubada durante uma chuva em outubro do ano passado, a sensação é de medo. “Quando vi o tempo se formando eu tirei logo meus filhos daqui. Minha filha mais velha, de 10 anos, está com problemas psicológicos por causa das chuvas. Ela fica nervosa, chega a desmaiar. Tive que dar calmante para ela”, contou a mulher.

Na avenida Camapuã, próximo ao Terminal de Integração 4, um deslizamento de barranco causou a queda de uma árvore na via. Outra árvore também tombou na Rua Dom João, no Parque Dez de Novembro, ao lado do Parque do Mindu. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) foram acionados aos locais para ordenar o trânsito.

O Corpo de Bombeiros informou, por meio de assessoria, que dá prioridade, no momento, para as ocorrências que tenham vítimas. Um balanço com todas as ocorrências deve ser divulgado ainda neste domingo (22) pela corporação.

Até as 19h30 a Defesa Civil do município registrou 32 ocorrências na cidade. Na Rua Frei José dos Inocentes, no Centro da capital um prédio de madeira, que funcionada como uma oficina, cedeu durante o temporal. Segundo a pasta, não havia ninguém no imóvel, que já estava deteriorado pela ação do tempo e seria demolido em breve.

Segundo o órgão foram registrados 17 alagamentos, sendo eles em ruas dos bairros Petrópolis, Mundo Novo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rio Piorini, Cidade de Deus, Novo Aleixo, Amazonino Mendes, Monte Sião, Grande Vitória, São José e Jorge Teixeira.

A Defesa Civil recebeu chamado para cinco deslizamentos de barranco. Os casos ocorreram nas Rua Miratinga, Rua Targete, e Magnólia, ambas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste; e nas ruas Camapuã, na Cidade Nova; e Rua I, no Santa Inês.

Além disso, o órgão de defesa registrou queda de árvore sobre uma residência, na Rua 122, da Cidade Nova, na Zona Norte; e um desabamento de muro na Rua L, no Jorge Teixeira. Dois desabamentos parciais foram registrados no bairro Riacho Doce, e outro no Santa Inês.

A Defesa Civil informou ainda que, conforme os pluviômetros do órgão, a Zona Norte de Manaus registrou maior volume de chuva, sendo 89,2 mm no total. Na Zona Centro-Sul choveu 67,6 mm, enquanto na Zona Sul o volume foi de 33,2 mm.

Muros de escolas e UBS desabaram

A chuva também fez com que os muros de duas escolas municipais desabassem – Escola Municipal Themistocles Gadelha, no Jorge Teixeira, e da Escola Municipal Maria Auxiliadora Azevedo, no João Paulo 2.

Devido ao ocorrido, equipes de Engenharia da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Seminf foram deslocadas até as duas unidades de ensino. A Semed também acionou a Polícia Militar e o Centro de Operações em Segurança Escolar (Cose) para reforçar a segurança nas áreas.

A partir desta segunda-feira (23) deve começar a retirada de entulho das escolas, para que as empresas de manutenção escolar da Semed comecem a reconstrução dos muros.

A Secretaria comunica ainda que não houve nenhum outro dano à estrutura das escolas. Além de ajudar com a retirada do entulho, a Seminf também fará a limpeza e manutenção da drenagem da área.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Pereira, localizada ao lado da escola Maria Auxiliadora Azevedo, também sofreu prejuízos com a queda do muro para dentro de seu terreno.

Com o ocorrido, a equipe do Distrito de Saúde está fazendo a avaliação dos danos e a previsão de providências necessárias. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já comunicou a empresa de segurança para o reforço da segurança no local, uma vez que a unidade ficou vulnerável.

Amazonianarede-G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.