Manaus, AM -A Paróquia de Santa Rita de Cássia, localizada no bairro da Cachoeirinha, zona centro-sul de Manaus, está completando 75 anos. O governador do Amazonas, José Melo, compareceu à missa realizada na noite desta quarta-feira, 21 de dezembro, e que marcou os festejos da igreja dedicada à padroeira do bairro.
Celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a missa foi seguida por uma procissão religiosa pelas ruas do bairro. Composta por cinco paróquias, a igreja de Santa Rita de Cássia é uma das mais tradicionais da capital e fica na Avenida Carvalho Leal, em frente ao Terminal de Integração de Ônibus da Cachoeirinha.
A história da fundação da Igreja começou na década de 1940. Segundo informações da Secretaria da Paróquia, o Bispo Dom João da Mata criou em 15 de dezembro de 1941 a paróquia de Santo Antônio de Pádua e Santa Rita de Cássia, que teve como sede a igreja localizada na rua Borba. Nesse período, as missas dominicais eram celebradas no antigo círculo operário da rua Castelo Branco.
Em 1947, o atual templo paroquial começou q ser erguido. A inauguração aconteceu em 1953. Desde o início a paróquia foi encomendada aos padres agostinianos recoletos. Ao longo de sua história, 16 padres tiveram a frente da igreja. Desde maio deste ano, o pároco é Frei René González. Quatro freis agostinianos recoletos formam a comunidade religiosa formada por cinco comunidades dedicadas a Santa Cecília, São José, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.
Amazonianarede