Manaus, AM – O sistema de segurança para embarque e desembarque de passageiros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes passou por uma inspeção nesta segunda-feira (1º). O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes participou da ação, considerada crucial para o período dos Jogos Olímpicos 2016 no país.Segundo ele, Manaus está preparada para receber os turistas com segurança.
Moraes desembarcou na capital na tarde desta segunda e foi direcionado para o salão de embarque. No local, ele verificou o novo equipamento de scanner utilizado no aeroporto, conhecido como “body scan”.
Em seguida, o ministro visitou a área de desembarque internacional, onde todos os passageiros deverão passar por um novo equipamento biométrico.
O sistema foi desenvolvido no Brasil e possui conexão com o banco de dados da Interpol. Ele verifica, em aproximadamente três segundos, se o turista possui algum débito com a Justiça.
“Temos uma novidade aqui que é 100% de dupla checagem de todos os turistas que chegam. Não só serão checados na imigração, mas desde o dia 25 de julho, fazemos a checagem inicial antes mesmo da imigração. Isso vai garantir ainda mais a segurança do acesso ao território nacional”, disse Moraes.
Sistema possui conexão com banco de dados da Interpol (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)
O ministro já passou pelo Distrito Federal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e deve encerrar as visitas em Belo Horizonte, na quarta-feira (3). Para ele, a visita à Manaus representa mais uma etapa finalizada.
“Completamos mais uma etapa importante, da checagem final dos aeroportos, além da conversa com os órgãos de segurança. Todos os aeroportos possuem o que há de mais moderno no mundo para detecção, prevenção, e se necessário for, para uma pronta atuação.
Isso é necessário para tranquilizar não só os brasileiros, mas também os estrangeiros que procuram o país”, afirmou.
Ainda durante a vistoria, uma demonstração feita pela Polícia Federal simulou uma ameaça de bomba e mostrou a atuação de cães farejadores no combate ao tráfico de drogas.
Moraes destacou o legado de segurança e integração que a Olimpíada irá proporcionar ao país. “100% da missão cumprida, no quesito preparação, treinamento, informação e integração. Posso afirmar para todos que estejam vindo para Manaus, que venham com tranquilidade pois a integração entre os órgãos de segurança está cem por cento para garantir a segurança”, concluiu.
Amazonianarede-Bom Dia Amazonia