Dois dias após a cassação do mandato do governador José Melo (Pros) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), 18 dos 24 deputados estaduais do Amazonas, que formam a base aliada ao governo, assinaram um manifesto de apoio a Melo nesta segunda-feira (27). A sentença de cassação foi definida na segunda-feira (25).
Onze parlamentares estiveram reunidos com José Melo hoje, entre eles o líder do governador na Assembleia Legislativa (ALE-AM), David Almeida (PSD), que capitaneou a articulação. A reunião aconteceu na sede do governo, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, por volta das 16h.
No documento, intitulado ‘MANISFESTO DE APOIO: Pelo Bem do Povo Amazonense’, os parlamentares sustentam que as acusações contra o governador “claramente revelam a motivação de perseguição política de quem não tem respeito pelo voto popular”.
Os deputados afirmam que “a maioria da população o conduziu de forma clara ao Governo do Estado, com uma diferença elástica e incontestável em relação ao segundo colocado”. Por fim, os parlamentares dizem que “confiam nas instituições democráticas para que a vontade popular seja respeitada”.
Em sua página no Facebook, o deputado Josué Neto expressou suas motivações para assinar o manifesto.
“Participei da eleição do Governador Melo, pedi voto junto com ele, perto dele e longe. Acompanhei tudo até o dia de hoje. Acredito na democracia, nas instituições democráticas e que a vontade popular será mantida. Por isso, estou escrevendo e publicando esse manifesto de apoio à um mandato que teve mais de 173 mil votos à frente de seu adversário. O Amazonas escolheu o Professor José Melo para ser governador. Isso deve ser respeitado”, escreveu.
Essa é a segunda manifestação política contra cassação, a primeira foi do próprio governador, que em nota do Pros afirmou que não cometeu nenhum ato ilícito.
Entre os que assinam o documento estão Josué Neto (PSD), presidente da ALE-AM; Belarmino Lins (PMDB), vice-presidente da ALE-AM; Bosco Saraiva (PSDB); Serafim Corrêa (PSB); Ferraz, Platiny Soares (PV); Carlos Alberto (PRB); Dr. Gomes (PSD); Cabo Maciel (PR); Orlando Cidade (PTN); Sabá Reis (PR); Adjuto Afonso (PP); Ricardo Nicolau (PSD); Francisco Souza (PSC); Dermilson Chagas (PDT); e Abdala Fraxe (PTN).
*Portal A Crítica