Manaus amanheceu coberta de fumaça provocada de queimadas

Manaus amanheceu hoje, encoberta por uma grande nuvem de fumaça
Manaus amanheceu hoje, encoberta por uma grande nuvem de fumaça
Manaus amanheceu hoje, encoberta por uma grande nuvem de fumaça

Manaus – A capital amazonense, onde está fazendo um calor infernal, devido ao El Niño, amanheceu nesta sexta-feira, coberta por uma grande nuvem de fumaça, naturalmente, provocada por focos de incêndios nas áreas de matas nos arredores e de cidade vizinhas do interior, especialmente integrantes da Região Metropolitana.

A população acordou assustada com a fumaceira, que apareceu em todas as zonas da capital. Para evitar acidentes, com o fumacê, os carros, até as 7 horas, trafegavam com luz acesa, como sinal de alerta

O problema não foi metrológico e sim provocado por queimadas no forte verão amazonicvo
O problema não foi metrológico e sim provocado por queimadas no forte verão amazonicvo

Meteorologistas do 1º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirmaram que a fumaceira que encobriu Manaus, não foi provocada por nenhum fenômeno meteorológico.

Garantem, que a fumaça que encobriu a cidade ao amanhecer proveniente de queimadas, provavelmente provocadas pelo homem. “Não há nada, meteorologicamente falando, que possa ter causado isso. Não teve raios, não há neblina, não é névoa. Pode ser também, Bem provável que seja queimada em algum município, que está sendo trazida para Manaus pelo vento”

A fumaça poderá provocar o agravamento de problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos.

As zonas sul e centro-oeste, segundo relato alguns motoristas, parece que foram as mais atingidas com a fumaceira, mas isso não quer dizer que as demais zonas da cidade não foram atingidas. O Fumacê foi geral, afirmaram.

Apesar da pouco visibilidade, o Aeroporto Eduardo Gomes, operou normalmente com instrumentos
Apesar da pouco visibilidade, o Aeroporto Eduardo Gomes, operou normalmente com instrumentos

Aeroporto Eduardo Gomes

Mesmo cm a visibilidade muito prejudicada, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes continuava operando normalmente, por meio de instrumentos. Nenhum voo foi cancelado até o momento por causa das condições metereológicas.

No Aeroclube, porém, todas as decolagens seguem suspensas: o mínimo de visibilidade com qual se pode voar é de 5 km, enquanto o máximo alcançado até agora é de 1 km.

Fumacê geral

De acordo com o tenente Janderson, do Corpo de Bombeiros do Amazonas, “Manaus toda está assim”. “Acredito que deve ter áreas distante de vegetação que devem estar queimando. Essa fumaça deve ser fruto do deslocamento de massas de ar oriundas de outra área aqui do Amazonas”, explicou.

No balanço do Corpo de Bombeiros o número de queimadas urbanas no mês de setembro em Manaus já supera a soma do que foi registrado em todo o resto do ano, de janeiro a agosto, conforme divulgou nesta terça-feira (29) o Corpo de Bombeiros do Amazonas.

A partir de 1º de setembro até esta terça ocorreram 216 incêndios em área de vegetação urbana, 75,6% a mais que todo o resto do ano, de janeiro a agosto, quando ocorreram 123 incêndios. Depois de setembro, agosto é o segundo mês com mais queimadas: 94 queimadas. Julho teve 15 queimadas urbanas.

Por região de Manaus, a zona que mais registrou incêndio de vegetação foi a Zona Norte, com 58 queimadas. Depois vem a Zona Leste, com 42 queimadas, a Zona Oeste (39), a Zona Centro-Oeste (27), a Zona Sul (26), a Zona Centro-Oeste (13) e, por último, a Zona Rural (11).

Cedo, os motorista dirigiram com atenção redobrada e faroletes  ligados
Cedo, os motorista dirigiram com atenção redobrada e faroletes ligados

Outro dado interessante é a comparação do número de queimadas ocorridas no mesmo período do ano passado. Em setembro de 2014 foram registrados 148 incêndios de vegetação, ou seja, em 2015 houve aumento de 45,9% em relação a 2014.

Além disso, o Corpo de Bombeiros vem combatendo vários incêndios em vegetação urbana e em área florestal em vários municípios do Estado: Caapiranga, Coari, Careiro Castanho, Novo Airão (no Parque Nacional do Jaú) e Anamã. A alta temperatura e a baixa umidade no período de verão, e também a própria população, causam as queimadas.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.