Parintins, AM – – Três meses após assumir a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) o parintinense João Pedro Gonçalves já mostrou a diferença no seu jeito de administrar. Líder nato e grande articulador reaproximou a Funai dos ministérios parceiros e passou a atender as lideranças indígenas na sala da presidência, o que não ocorria anteriormente.
A agenda do presidente esta semana começou bastante agitada ele acompanhou na segunda-feira a apresentação da dança guerreira do povo Tapeba e a fez a abertura da Etapa Regional CE/RN/PI da I Conferência Nacional de Política Indigenista que encerra hoje, em Fortaleza (CE).
Na pauta, discussões sobre “Territorialidade e Direito Territorial dos Povos Indígenas”, “Autodeterminação, Participação Social e o Direito à Consulta” e “Direitos Individuais e Coletivos dos Povos Indígenas”. Ontem o Presidente da Funai, João Pedro, se reuniu em Brasília, com o líder indígena Alcindo Tuxi, de Tuxi Abaré (BA) para tratar da questão fundiária e do atendimento de políticas públicas aos indígenas da região.
Índios
A Juíza Eline Paixão já está em Parintins. Ela chegou na manhã desta terça-feira, 29. Ela atua na segunda vara da comarca de Parintins onde está a liminar da Justiça Federal que autoriza os funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Parintins) a retornarem ao trabalho e proíbe os índios da etnia Sateré Mawé e Hexkaryana de obstruir a sede do órgão na ilha.
A liminar foi expedida na semana passada e aguarda o cumprimento.
Djard Vieira
Se estivesse vivo no próximo dia 2 de outubro o ex-prefeito de Parintins Raimundo Djard Vieira estaria completando 100 anos. As homenagens ao político conhecido por iniciar o processo de transformar Parintins em cidade modelo começam nesta quarta-feira, 30, com uma sessão especial na Câmara Municipal de Parintins. Djard Vieira também foi vereador e presidente da casa legislativa. A sessão especial é uma solicitação do vereador Rai Cardoso, o Cabeça, do PMDB.
Agora é pra valer
O Advogado Jender Lobato virá a Parintins na próxima semana onde segundo ele, baterá o martelo, com relação a sua candidatura a presidência da Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso.
Jender pretende conversar com a imprensa, visitar programas de rádio e deixar claro ao sócio azulado que é sim candidato a sucessão de Joilto Azedo.
Correndo atrás do prejuízo
Quem também tenta reaparecer e se recuperar do inicio desastroso da atual administração do boi Caprichoso é o vice-presidente Rossy Amoedo que aposta no seu talento para começar a reaparecer no cenário “bovino” ou “bumbálino, como acharem melhor. Ontem a assessoria de imprensa da agremiação começou a divulgar o convite do artista para fazer parte da produção da abertura e encerramento das Olimpíadas no Brasil. Que Rossy é um grande e brilhante artista disso ninguém tem dúvida. Mas como presidente é um excelente artista.
Perdido
O deputado estadual Bi Garcia (PSDB) ainda não disse o que foi fazer na assembleia. Depois de ser dado como inelegível após desaprovação de suas contas pela Câmara Municipal der Parintins ele não consegue gerar um tema a ser repercutido em seus discursos.
O parlamentar parintinense tem se limitado em parabenizar escolas e falar de suas participações em encontros inaugurações da prefeitura de Manaus.
Rede Sustentabilidade
O deputado estadual Luiz Castro (REDE) comunicou nesta terça-feira (29), que encaminhou ofício à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) informando sobre sua desfiliação do Partido Popular Socialista (PPS) e ingresso no partido Rede Sustentabilidade.
Em seu primeiro pronunciamento pela REDE, o parlamentar destacou os propósitos da nova legenda, dentre eles as causas ambientais. Também garantiu que o partido não terá “caciques” e que todas as decisões serão colegiadas. “Não é um partido ambientalista. É um partido social e também ambiental, com uma visão de sustentabilidade em suas diversas dimensões, a econômica, a cultural, a política, a ambiental, a social de maneira transversal e integrada. É um partido das pessoas que estão descontentes com a maneira que predominou de fazer política no nosso sistema político-partidário nos últimos anos”, argumentou.
Desrespeito
Algumas pessoas que conduzem carros e motos no circuito escorpião, em Parintins, não respeitam as pessoas que utilizam o local para a prática esportiva. Na semana passada uma jovem foi atropelada, por um cidadão não identificado, que conduzia uma moto pop.
O elemento fugiu e deixou quem assistiu a cena revoltado. A área do circuito escorpião é interditada para veículos, pois, além das caminhadas dos fins de tarde, o local também é utilizado como sede de uma escolinha de futebol para crianças, atividades do Slickline, exercícios aeróbicos e ainda treinamento para atletismo e funcional.
Educador Nota
Estará chegando nesta quarta-feira, 30, em Parintins uma equipe de reportagem da Revista Nova Escola que fará uma grande reportagem na Comunidade Santo Antônio do Tracajá onde o professor Walter Menezes colocou em prática o projeto “água limpa para os curumins do tracajá” e está entre os 10 finalistas do prêmio nacional “Educador Nota 10”. Walter Menezes é o único professor classificado do norte do Brasil. Uma equipe da TV Globo também visitará a localidade. Com o trabalho do educador a cidade e interior de Parintins ganharam mídia nacional gratuita.
A imagem acima registrada pelo tenente da Polícia Militar da Ronda Ostensiva Candido Mariano (ROCAM) viralizou nas redes sociais nesta terça-feira. O registro foi feito durante a ação da Policia em uma invasão no município de Iranduba.
Amazonianarede-Pasrintins24