Gilmar Mendes quer investigar a campanha da reeleição de Dilma que pode ter utilizado recursos da corrupção da Petrobras

Ministro Gilmar Mendes
Ministro Gilmar Mendes, quer investigar gastos na campanha da reeleição de Dilma
Ministro Gilmar Mendes, quer investigar gastos na campanha da reeleição de Dilma

Brasília O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu a investigação de suposta prática de atos ilícitos na campanha que reelegeu a presidente Dilma Rousseff em 2014. Em relatório encaminhado nesta sexta-feira, 21, à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal, o ministro indica “vários indícios” de que a campanha da petista teria sido financiada por recursos desviados da Petrobras.

O ministro, que relatou as contas de campanha do PT e da candidata no ano passado, encaminhou ainda o despacho ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral, João Otávio de Noronha, para que sejam tomadas providências em relação a um artigo da Lei dos Partidos Políticos que veda o financiamento de campanhas por empresas de capital misto, como a Petrobras.

“Assim, tenho por imprescindível dar conhecimento às autoridades competentes sobre os indicativos da prática de ilícitos eleitorais e de crimes de ação penal pública ressaltados neste despacho”, escreveu o ministro.

No despacho, Gilmar Mendes utiliza informações reveladas pela Operação Lava Jato, como trechos da delação do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, que disse a investigadores ter doado R$ 7,5 milhões à campanha de Dilma Rousseff.

Amazonianarede-Agencia Estado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.