Amazonia – A cultura do cupuaçuzeiro ( Theobroma grandiflorum) tem importância econômica e social em toda a Amazônia, sendo cultivada principalmente por pequenos agricultores. Os Estados do Pará e Amazonas, maiores produtores, somam 23 mil hectares plantados.
Apesar disso, , a produtividade no Pará decresceu de 5.382 kg/ha (1997) para 3.331 kg/ha (2004), tendo média de 3.928 kg frutos/ha no período de 1997 a 2005. No Amazonas, também houve decréscimo, com média de produtividade no período de 1991 a 2006 de 1.449 frutos/ha.
A baixa produtividade se deve principalmente a dois fatores: plantios formados com material genético não selecionado e problemas decorrentes de estresses bióticos, como a alta incidência da vassoura-de-bruxa ( Moniliophthora perniciosa) e a broca do fruto ( Conotrachelus sp), com perdas de até 60%.
Estes elementos vêm contribuindo para a descapitalização dos agricultores, o que os obriga a deixar de realizar as boas práticas agrícolas recomendadas para a cultura. Na busca de soluções para estes problemas, o objetivo do projeto é a obtenção de cultivares com alta produtividade e resistentes a fatores bióticos.
Amazonianarede-Embrapa, Amazônia