
Manaus – A desorganização, no programa, falta de informações e problemas no funcionamento do site para a formalização de inscrições ao Fies, do Ministério da Educação, esta deixando preocupados e revotados os estudantes brasileiros , revoltados e temerosos que o sonho de um curso superior termine, antes de começar.
O Ministério da Educação endureceu as regras para quem utiliza o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) em instituições particulares de ensino superior.
Com as mudanças, que deixaram o sistema online do Fies vem apresentando problemas no acesso, com isso, os alunos estão impedidos de realizar inscrição e aditamento.
Manaus
Ontem a noite em Manaus, dezenas de alunos da Fametro, se reuniram em uma manifestação pacífica em frente a uma das faculdades, na Avenida Constantino Nery, com o objetivo de chamar de forma pacífica, a atenção para o problema que está irritando e preocupando os estudantes.
Os interessados, que perdem tempo nos computadores em busca de um acesso ao site do Fies, que não ocorre, estão preocupados com o futuro.
Eles afirmam que o ano letivo já começou e logo, vão chegar as contas emitidas eles Faculdades e sem recursos para o pagamento das mensalidades, o caminho será cancelar as matrículas e cm isso retardar ou cancelas um sonho de cursar um nível superior, mesmo antes de começar.
Os que dão sorte e conseguem um contato telefônico cm o Fieas, não resolvem nada. Quem atende não presta informações sobre Ada e diz apenas que o Ministério da Educação está trabalhando para resolver esse impasse. No final, quem atende o telefone agradece pela ligação e nada mais.
Os estudantes temem não conseguir realizar as matrículas para o semestre 2015, pois as aulas em muitas universidades já começaram, como ´o caso da Fametro, em Manaus.
Os estudantes não conseguem se inscrever ou renovar o cadastro o site não abre ou exibe o aviso de manutenção. Com isso, aumenta o não conseguirem me matricular e com isso contabilizar um grande prejuízo para o futuro.
Novas regras

Na verdade, o Governo endureceu o jogo, cm as mudanças nas regras, contrariando as promessas e campanha da presidente reeleita Dilma Rousssef, que prometeu mais facilidades e aumentar as vagas pra o financiamento, colocando a educação como uma das principais metas do seu segundo Governo, que começou no dia 1º de Janeiro, mas não é isso que ocorre.
Para os novos estudantes que tentam o benefício, é necessário ter obtido no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a prova de redação.
Também ficou proibido o uso simultâneo do Prouni e Fies, que só podem ser complementares no mesmo curso de graduação e na mesma faculdade.
O aluno pode transferir o financiamento do Fies para o mesmo curso onde tem a bolsa parcial do Prouni e vice-versa. Além disso, o fluxo de pagamentos do governo às empresas mantenedoras foi reduzido, fazendo com que as companhias de grande porte recebam num ano apenas oito mensalidades dos alunos do Fies e não mais doze, como aconteciam.
Quando as regras foram anunciadas, o Ministério da Educação afirmou que o objetivo foi aprimorar a qualidade do ensino superior.
Prouni x Fies
É proibido uso simultâneo nos seguintes casos: ocupação de bolsa integral do Prouni e de utilização de financiamento do Fies; ocupação de bolsa parcial do Prouni e de utilização de financiamento do Fies

para curso ou instituição distintos; ou ocupação de bolsa parcial do Prouni e de utilização de financiamento do Fies para mesmo curso e mesma instituição, se a soma do percentual da bolsa e do financiamento resultar em valor superior ao encargo educacional com desconto.
Para os alunos que não se enquadram nas novas normas, publicadas pelas Portarias Normativas do MEC, será necessário fazer a opção pelo Fies ou Prouni.
Osny Araujo-fotos: Fabrício Frank Lacouth de Araújo