
Manaus – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou ontem, 26 de fevereiro, a realização do mutirão para cadastramento dos imóveis rurais em Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus), que prosseguirá até sábado, dia 28. O local de atendimento é no Campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), à Rua Onça Pintada, s/nº, a partir das 8h.
O objetivo é que proprietários de imóveis rurais, ou pessoas que tenham apenas a posse da terra ou utilizem o imóvel para alguma atividade econômica ou pertençam a um assentamento rural façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), pois é uma obrigatoriedade determinada pelo Governo Federal para todo o país.
No primeiro dia do evento estive presente uma equipe com nove técnicos que conseguiu atender 90 pessoas, sendo que dessa quantidade 41 Cadastros Ambientais Rurais foram finalizados, representando 45% do número de atendidos.
Além do Ipaam, participam do mutirão, pelo Governo do Estado do Amazonas, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), a Secretaria de Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestaldo Amazonas, e, pelo Governo Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) também integra o mutirão.
Amazonianarede-Agecom