Prefeitura começa nova etapa de realocações no entorno da Galeria dos Remédios

reunião proveitosa para realocação de 'camelôs"
reunião proveitosa para realocação de ‘camelôs”

Manaus – A Prefeitura de Manaus começou mais uma etapa do projeto “Viva Centro Galerias Populares”, que visa realocar 100% dos camelôs que hoje ocupam as calçadas do Centro Histórico de Manaus, criando condições para a revitalização completa dessa área da cidade

Cerca de 230 ambulantes participaram de uma reunião na noite desta segunda-feira, 2, no Les Artistes Café Teatro, onde conheceram detalhes da proposta da prefeitura.

O plano da Secretaria Municipal do Centro (Semc), que está à frente da ação, é, ainda neste mês, realocar todos os camelôs das ruas Marquês de Santa Cruz, Rua dos Barés, Rocha dos Santos, Praça Adalberto Vale e Floriano Peixoto.  “Nesta fase concluiremos toda a área do entorno da Galeria dos Remédios e, com isso, colocamos fim à concorrência entre os trabalhadores que estão nas ruas e os que já estão formalizados, trabalhando dentro das galerias. Mas esse trabalho só para quando todos os cadastrados tiverem deixado as ruas”, explica o secretário da Semc, Glauco Francesco.

Durante a reunião, os camelôs conheceram os benefícios do projeto, como a bolsa-auxílio, os cursos de qualificação e todas as vantagens de se formalizar e trabalhar em espaços confortáveis e seguros. Os trabalhadores também conheceram as opções que têm à sua escolha, que são: ir para a Galeria dos Remédios (segunda etapa), ir para o shopping T4 ou mudar de atividade, com a garantia de financiamento de R$10 mil para iniciar o novo negócio fora dos logradouros públicos.

Sucesso das galerias

Animados com o sucesso das galerias já em funcionamento, todos receberam a novidade com otimismo. “Muitos colegas nossos adoeceram trabalhando anos e anos nas ruas, adquiriram câncer de pele e leptospirose. Alguns até morreram em consequência dessas doenças. Hoje, essas galerias proporcionam outra qualidade de vida e abrem novos horizontes”, explicou o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Amazonas, Givanildo Marques.

A próxima etapa para estes trabalhadores é a assinatura do termo de adesão ao projeto, onde vão informar a opção desejada. Até que os novos centros de compras fiquem prontos, eles poderão aguardar em casa, recebendo a bolsa-auxílio e a cesta básica, ou em um camelódromo provisório.

Em 2014, a Prefeitura de Manaus realocou 1.037 camelôs do Centro Histórico. Ainda estão aguardando, 1045 trabalhadores, que vão ocupar a segunda etapa da Galeria dos Remédios e o Shopping T4.  As obras dos dois centros de compras estão em pleno andamento e a previsão é que até o fim deste ano, todas as ruas do Centro tenham as suas calçadas liberadas.

Amazonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.