Círio leva 200 mil fiéis às ruas de Macapá; bispo Dom Pedro presidirá celebração

11-10cirioapMacapá, AP – Cerca de duzentos mil fiéis devem participar neste domingo, 12, da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Macapá. A estimativa é da coordenação do evento religioso.

Vítima de acidente automobilístico em setembro, na estrada de Laranjal do Jarí, o bispo de Macapá, Dom Pedro Conti, presidirá a celebração realizada em frente à igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Santa Rita, de onde sai a procissão.

O bispo encontrasse em recuperação, mas fez questão de organizar pessoalmente as homilias da missa e da chegada da berlinda à igreja de São José, no Centro. Ainda com dificuldades para falar, o bispo terá a participação dos padres na celebração.

Em sua 80ª edição, o evento, que traz o tema “Alegria de Maria, Alegria do Cristão” e o lema “O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”, reúne amapaenses e fiéis de todos os estados do Brasil, inclusive, do próprio Pará, onde ocorre a maior reunião de pessoas em torno da santa, que chega a mais de 2 milhões de fiéis.

O trajeto do círio permanece o mesmo dos anos anteriores. A imagem sairá da Avenida Cora de Carvalho, em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, seguindo pela Rua Hildemar Maia, Avenida Mendonça Furtado, Rua Hamilton Silva, Avenida Presidente Vargas, Rua Cândido Mendes, finalizando na Avenida Mário Cruz, em frente à Igreja de São José de Macapá, no Centro da cidade.

A organização acredita que o Círio de Nazaré, em Macapá, atraia cada vez mais pessoas ao evento. “Muitas pessoas que já acompanham o círio que acontece em Belém do Pará agora participam aqui, pois é bem mais tranquilo. A participação da população é cada vez maior, o que faz do círio um grande momento de fé”, disse o padre Fábio Pereira, coordenador do Círio 2014.

A prefeitura de Macapá preparou as ruas por onde a berlinda passará. Além disso, várias equipes de limpeza foram escaladas para limpar a cidade após a passagem da procissão. A CTMac emitiu ordem de serviço às empresas de ônibus para que 100% das frotas operem normalmente no domingo. O aparelho de segurança do estado e município também está apostos para qualquer atendimento, seja na área de saúde ou policial.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.