Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto garantiu, nesta segunda-feira, 25, durante reunião com mototaxistas que a Prefeitura de Manaus concederá incentivos para que a categoria possa ter acesso às vagas no Programa Bolsa Idiomas e em outros cursos profissionalizantes. Além disso, viabilizará linhas de créditos junto ao Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq), apoiará a construção da sede da categoria e ainda prometeu uma nova licitação para mais permissionários.
A iniciativa da reunião partiu de representantes do Instituto de Mototaxistas do Amazonas e deixou o prefeito Arthur Neto motivado a continuar garantindo mais qualificação e fomento para a categoria.
“Eles querem receber o mesmo benefício que demos aos taxistas, aos funcionários do Samu, da Guarda Municipal, dentre tantos outros trabalhadores. Achei muito justo e boa essa iniciativa, além de ser extremamente positiva. Isso mostra como a nossa sociedade está crescendo e cresce com consciência, pensando em um futuro melhor”, comentou o prefeito.
O prefeito informou, ainda, que a Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) já começa a estudar a proposta para uma nova licitação. De acordo com Arthur Neto, o número de vagas firmadas em acordo com a categoria vai ser cumprido. Ele garantiu que o anúncio da nova licitação deverá ser feito nos primeiros meses de 2015.
“Tudo será feito de forma legal, transparente e com toda calma. Nossa preocupação é para que aqueles que pretendam mesmo se legalizar, tenham tempo para preencher todos os requisitos exigidos”, garantiu.
Para Costa Filho, um dos representantes do Instituto dos Mototaxistas do Amazonas, a partir da concessão das linhas de créditos os trabalhadores poderão adquirir novos veículos e equipamentos. Tudo para que possam trabalhar com todos os equipamentos exigidos pelo edital. “Isso vai dar uma qualificação melhor para o empreendedor mototaxista e vai ampliar nossos conhecimentos e assim, poderemos atender cada vez melhor nossos clientes e também os turistas que virão à cidade”, comentou Costa.
Texto: Carla Albuquerque – Foto: Tácio Melo